Atila Iamarino

“Olá, eu sou Atila, biólogo, pesquisador e […]”; se você atualmente frequenta a internet e se interessa por ciências de uma forma geral, muito provavelmente você já escutou essa frase em alguma parte dos confins da divulgação científica, isso porque ela diz respeito a uma pessoa que se dedica à produção de conhecimento científico na internet há, pelo menos, seis anos (sendo 2013 o ano de criação de uma das principais ferramentas de divulgação do cientista: o Nerdologia).

Atila Iamarino tem atualmente 34 anos e mora em São Paulo. Iniciou seus estudos em 2002, cursando sua Graduação em Ciências Biológicas na USP (Universidade de São Paulo), recebendo o grau de bacharel em 2006; logo após, iniciou o Doutorado na área de Análise e Caracterização Molecular, Estrutural e Populacional de Proteases de HIV-1, concluindo sua tese em 2012 e finalizando logo em seguida três pós-doutorados na área de ciências biológicas e micro biologia virais, sendo um deles em Yale University, YALE, Estados Unidos.

Atila atualmente realiza pesquisa nas áreas de “Genomic evolution of large DNA viruses of insects” e “Evolução e filodinâmica dos recombinantes BF de HIV-1 da América do Sul”, tendo publicado cerca de 13 artigos científicos como autor ou coautor até a data atual.

Além das diversas e notórias contribuições para a comunidade acadêmica, Atila Iamarino ficou muito conhecido nas redes sociais por ser o apresentador e criador de conteúdo de um programa chamado “Nerdologia” (Youtube) que aborda a ciência de maneira prática e aplicada à temática nerd bem como assuntos de nosso cotidiano, apresentando conteúdos como: quem tem o soco mais forte dos quadrinhos segundo a Física, como podemos morar em marte ou como aprender melhor segundo a psicologia.

Atila também é um dos criadores do chamado “ScienceBlogs Brasil”, sendo este um derivativo do ScienceBlogs que é atualmente a maior rede de blogs de Ciências do mundo. A parte brasileira deste ganhou proporções internacionais, unindo e potencializando uma comunidade de divulgadores científicos. Segundo eles, “ScienceBlogs Brasil tem o desafio adicional de discutir e popularizar Ciência num país em desenvolvimento, no qual o analfabetismo científico predomina”.

Tendo em vista o trabalho realizado, apreciamos o poder que a divulgação científica tem sobre a instrução na sociedade, ainda mais quando aquela é tratada de forma mais inclusa no dia a dia daqueles os quais voltamos a divulgação, a fim de mostrar a ciência de forma mais clara e apropriada. O trabalho de Atila na produção de conteúdo, como o canal Nerdologia e o Science vlogs se faz realmente necessário em vista à falta de interesse da sociedade na ciência e no desconhecimento da importância que esta tem em nossas vidas.

Texto por: Gabriel Grube dos Santos.

Referências:

[1] Currículo Lattes: Atila Iamarino. Disponível em: <http://lattes.cnpq.br/ 4978322672579487>. Acesso em: 30 de Maio de 2019.

[2] ScienceBlogs Brasil. Sobre. Disponível em: <http://scienceblogs.com.br/sobre/>. Acesso em: 30 de Maio de 2019.

1 comentário

• Um pesquisador, cidadão brasileiro que fez mais pelo Brasil do que parte dos “parasitas virais” que estão destruindo o resto de ciência que ainda tínhamos.

Esdro Responder