Encontrada possível cura para o HIV

Encontrada possível cura para o HIV


Segundo anúncio realizado no dia 5 de março de 2019, três pacientes submetidos a um transplante de medula óssea estariam possivelmente curados do vírus HIV. O primeiro paciente, diagnosticado com leucemia, enfrentou dois transplantes de células-tronco no ano de 2007. 12 anos após de finalizar o tratamento contra complicações que quase o levaram a morte, o vírus HIV não é mais detectado em seu organismo.

O segundo paciente, também diagnosticado com câncer nas células responsáveis pela imunidade, foi submetido a um transplante de células tronco no ano de 2016. Três anos depois, sua cura foi anunciada, o vírus HIV também não é identificado em seu sangue. Os resultados do segundo paciente foram conclusivos para os pesquisadores, na questão de que o paciente não teria que passar por experiencia de quase morte para ser curado do vírus, como ocorreu com o primeiro paciente.

O último paciente diagnosticado como possível curado do vírus, passou pelo mesmo procedimento que os anteriores. O mesmo ainda mantém os tratamentos com antivirais, pois, segundo os pesquisadores, o vírus ainda pode estar “adormecido”.

Para que seja confirmado que o transplante de células tronco é a cura para a aids os pesquisadores aguardam o resultado de mais dois pacientes, que ainda estão mantendo o tratamento de antivirais. Segundo o pesquisador espanhol Javier Martinez-Picado, a confiança na cura está relacionada diretamente à crescente de casos com sucesso.

Texto por: Luciano Cardoso Dias

Referências:

Redação Galileu. Três pessoas já teriam se curado de HIV no mundo, anunciam médicos.

Disponível em: < https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2019/03/tres-pessoas-ja-teriam-se-curado-de-hiv-no-mundo-anunciam-medicos.html> Acesso em 13 de março de 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *