Prêmio Nobel em Física – 2002

Raymond Davir Jr., Masatoshi Koshiba, Riccardo Giacconi; Fonte: Site Nobel Pryze.

O prêmio Nobel da Física de 2002 consagra o trabalho desenvolvido por três investigadores: Raymond Davis Jr., do Departamento de Física e Astrofísica da Universidade da Pensilvânia (EUA), e Masatoshi Koshiba, do Centro Internacional de Física de Partículas da Universidade de Tóquio (Japão), pelas suas “contribuições pioneiras para a astrofísica, em particular, pela detecção de neutrinos cósmicos” e Riccardo Giacconi, da Associated Universities Inc (EUA), pelas “contribuições pioneiras para a astrofísica, que permitiram a descoberta de fontes cósmicas de raios-X”.

Os investigadores laureados em 2002 com o prêmio Nobel da Física, Raymond Davis Jr. e Masatoshi Koshiba, contribuíram de uma forma decisiva para a detecção destes neutrinos. Com o objetivo de detectar neutrinos provenientes do Sol, Raymond Davis Jr. desenvolveu, nos anos 50, uma experiência que consistia essencialmente num gigantesco tanque subterrâneo contendo cloro. A motivação para este tipo de detector baseou-se no fato da interação de um neutrino com um núcleo de cloro produzir um núcleo de argônio. Ou seja, o aparecimento de argônio no tanque seria a prova (indireta) da presença de neutrinos. Foram as técnicas pioneiras que Raymond Davis Jr. desenvolveu nesta experiência que lhe valeram o prémio Nobel da Física de 2002. Quase em simultâneo, Masatoshi Koshiba desenvolvia no Japão o Kamiokande, uma experiência que não só permitia a detecção dos neutrinos, como permitia conhecer a sua direção. Os resultados desta experiência não só confirmaram as detecções de Raymond Davis Jr., como provaram que a proveniência destes neutrinos é solar.

Analogamente à Koshiba e Davis, Riccardo Giacconi construiu detectores, mas neste caso detectores de raio X. A radiação cósmica na banda dos raios X é extremamente difícil de detectar porque é fortemente absorvida pela atmosfera terrestre. De forma que para ser possível detectar raio X é necessário colocar os detectores em satélites. Giacconi esteve envolvido na construção de vários engenhos para este fim. Começou por desenhar foguetes de curto alcance. Um destes foguetes permaneceu no ar cerca de 6 minutos e as suas observações foram de extrema importância para a astronomia dos raios X: Giacconi descobriu que no céu existiam uma série de fontes de raios X cuja origem era desconhecida.

Referências:

NOBELPRIZE.ORG. The Nobel Prize in Physics 2002. Disponível em: <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/2002/index.html>. Acesso em: 01 de dezembro de 2015.

Prémio Nobel da Física 2002. Disponível em: <http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=104>. Acesso em: 01 de dezembro de 2015.