Corujas

A coruja é a ave soberana da noite. Para muitos povos ela significa mistério, inteligência, sabedoria e conhecimento. Ela tem a capacidade de enxergar através da escuridão, conseguindo ver o que os outros não veem.

Essas grandes caçadoras são encontradas em quase todo o mundo, exceto na Antártica, na maior parte da Groenlândia e em algumas ilhas remotas.  Existem 126 espécies diferentes de corujas, 18 das quais vivem no Brasil. Além disso, é um animal que não transmite doenças aos humanos.

Durante o período de reprodução, o macho oferece uma presa à fêmea, quando é esta aceita, ocorre o acasalamento. A cada postura a fêmea põe de 3 a 5 ovos por gestação, o tempo de incubação é de aproximadamente 33 dias, e os filhotes começam a voar, em média, em 75 dias. Depois da eclosão, o macho cuida dos filhotes por 2 meses até que estes aprendam a defender-se.

Coruja-das-neves: ela mede entre 53 e 65 centímetros de largura e tem uma altura que varia de 1,25 a 1,5 metros. Além disso, seu peso varia entre 1,8 e 3 kg.

Essas aves possuem olhos bem grandes, rodeados por um disco de penas, voltados para frente e, portanto, com visão binocular (como o ser humano). São animais com hipermetropia, ou seja, quase não enxergam de perto (a poucos centímetros), mas, em distâncias maiores, sua visão é muito boa, principalmente com pouca luz. Apesar do tamanho dos seus olhos, elas não conseguem mexer os seus globos oculares.

O tamanho varia de 25 cm a 70 cm de comprimento, enquanto o peso está entre 60 g e 4 kg. As fêmeas geralmente são maiores do que os machos. A expectativa de vida é, em média, de 15 anos a 20 anos. O preço médio pode variar de R$ 400,00 a R$ 1.200,00 (depende da espécie e sua raridade).

Uma coruja-das-torres pode comer até mil ratos por ano, normalmente engolindo o animal inteiro. Muitos fazendeiros usam de diferentes truques para atrair a espécie e controlar a população de roedores em suas propriedades e plantios.

Tais aves possuem hábitos notívagos e voo silencioso devido à estrutura das penas. Além do mais, são animais carnívoros e irão comer roedores, mamíferos de pequeno ou médio porte, insetos noturnos e outros pássaros, incluindo corujas menores. Depois de digerirem a comida, elas regurgitam pelotas duras de osso comprimido, pelo, dentes, penas e outros materiais que não conseguiram digerir. Cientistas estudam essas pelotas para aprender mais sobre a dieta desse animal.

Nem todas as corujas são noturnas. O quão frequentemente uma coruja é vista durante o dia depende da quantidade de comida que ela encontra nesse período e de seu habitat. Em tempos de stress ou quando a comida está escassa, essas aves podem caçar a qualquer momento, só para terem alimento suficiente.

Corujas são criaturas silenciosas, que agem sem que suas presas percebam. O pesquisador Justin Jaworski, da Universidade de Lehigh, nos EUA, desvendou as três principais características que fazem do voo da coruja um sucesso de discrição: a asa da coruja tem um cume afiado que reduz o ruído provocado pelo voo; a porção frontal da ave tem uma plumagem macia que facilita o voo; por fim, as penas da extremidade traseira das asas do bichinho são porosas, o que evita redemoinhos e promove o deslocamento de ar.

Essas características servem de inspiração para pesquisadores e cientistas que buscam encontrar novos meios de desenvolver veículos silenciosos. De acordo com o professor Justin Dzharovski, da Universidade da Pensilvânia, a ideia é utilizar o mecanismo silencioso de locomoção das corujas para aperfeiçoar o sistema de ruídos na produção de carros, aeronaves e turbinas eólicas.

Seriam as corujas a esperança para o problema básico das aeronaves supersônicas, que produzem uma onda sonora extremamente forte?

Essas são algumas das curiosidades sobre essa ave magnífica que desperta curiosidade e especulações em diversas áreas.

Texto por: Natalia Silva de Souza

Referências:

[1] EncontrosPET; 1 de julho de 2016. Disponível em: <https://www.encontrospet.com.br /blog/ave-coruja-caracteristicas-preco-significado/> Acessado em 24 de outubro de 2018

[2] Canal do PET; Confira 16 fatos curiosos sobre as corujas disponível em: < https://canaldopet.ig.com.br/curiosi dades/2017-10-17/corujas-fatos-curiosidades.html > Acessado em 24 de outubro de 2018

[3] Mega Curioso; 5 FATOS INTERESSANTES SOBRE CORUJAS. Disponível em: <https://www.megacurioso.com.br/animais/45464-5-fatos-interessantes-sobre-corujas.htm> Acessado em 24 de outubro de 2018.