Gregor Mendel (1822 – 1884)

Gregor Mendel (1822 – 1884)

   Gregor Mendel foi um biólogo, botânico e monge que desenvolveu as bases da genética moderna. Os seus estudos o levaram a ser conhecido como o “pai da genética”. Mendel era filho único de um casal de camponeses de origem humilde. Devido o contato com a natureza, ainda criança, sempre observava e tinha curiosidades sobre as características das plantas.

   Após concluir o ensino básico, com excelente desempenho, seu professor o incentivou a seguir os estudos superiores. Como sua família não tinha recursos financeiros, aos 21 anos, Mendel entrou para o Mosteiro da Ordem de Santo Agostinho. Mendel foi registrado com o nome de Johann Mendel e no mosteiro adotou o nome Gregor. O interesse pelas plantas estendeu-se à sua nova vida, Mendel era o responsável pelo jardim do mosteiro. Era uma forma de conciliar a sua vida religiosa com a vocação pela ciência. Em 1851, seu superior o encaminhou à Universidade de Viena, onde se dedicou ao estudo de biologia, matemática e química. Após três anos de estudos, voltou ao mosteiro e passou a ser professor de ciências naturais e desenvolver os seus experimentos.

   Mendel realizava o cruzamento entre diversas plantas e observava o comportamento de determinadas características. Os resultados de seus experimentos e observações foram publicados em 1866, com o título “Experimentos com Plantas Híbridas”. Neste trabalho, Mendel apresenta as bases da transmissão hereditária e as suas conhecidas leis. As Leis de Mendel são um conjunto de fundamentos que explicam o mecanismo da transmissão hereditária durante as gerações. A Primeira Lei de Mendel também recebe o nome de Lei da Segregação dos Fatores:

“Cada caráter é determinado por um par de fatores que se separam na formação dos gametas, indo um fator do par para cada gameta, que é, portanto, puro”.

   A Segunda Lei de Mendel também recebe o nome de Lei da Segregação Independente dos Genes. Ela possui o seguinte enunciado:

“as diferenças de uma característica são herdadas independentemente das diferenças em outras características”.

   Mendel morreu sem o reconhecimento de seus estudos, o que aconteceu somente no início do século XX, Ele morreu em 6 de janeiro de 1884, por conta de uma doença renal.

Texto por: Natalia Silva de Souza.

Referências:

[1] Gregor Mendel Biólogo austríaco. Disponível em: https://www.ebiografia.com/gregor_mendel/

[2] Gregor Mendel Biografia, Leis de Mendel, genética, suas pesquisas, vida de estudos, teorias. Disponível em: https://www.todabiologia.com/pesquisadores/gregor_mendel.htm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *