Resenha de “Dança do Universo”

Resenha de “Dança do Universo”

Autor: Marcelo Gleiser

Ano de publicação: 1997

Resenha:

“Existe um começo?”. No prefácio do livro de Marcelo Gleiser esse questionamento nos é dado, tendo como duas possibilidades de respostas dentro das origens mitológicas. A primeira resposta envolve a criação do Universo a partir da criação do nada, com o ser positivo e negativo que estão sempre se confrontando. A segunda resposta defende a não existência de um momento de criação, tendo assim um Universo rítmico e eterno. Tratando-se de mitos, pode-se atribuir valores de verdade ou falsidade? Como os mitos contribuíram em uma época em que os recursos e técnicas eram escassos ou ainda não existiam?

Marcelo Gleiser expõe as ideais sobre as origens do Universo de forma simples e conceituada. Atribuindo aspectos mitológicos e científicos, evitando as simplificações e abrangendo desde conhecimentos do ‘senso comum’ até a Mecânica Quântica e Cosmologia. Como uma dança, Marcelo Gleiser mostra que ciência, mitos e religião não estão tão distantes quanto imaginamos. Ele nos mostra um caminho e consequentemente da evolução do conhecimento e da mentalidade das pessoas quanto ao assunto da origem do Universo.

Expondo nomes como: Isaac Newton, com suas ideias inovadoras, Galileu Galilei, considerado o pai da ciência moderna juntando o teórico e prático. Albert Einstein que defendia a ideia de que espaço e tempo estão interligados e que compilou a Teoria da Relatividade, que aponta para um Universo dinâmico, ou seja, que teve um início e está se expandido. Teoria confirmada pelo telescópio Hubble, responsável por aumentar nossa visão sobre o que está além da Via Láctea, incluindo novas galáxias.

Pode-se perceber que ao ler este livro, os cientistas, religiosos ou não, deram suas contribuições para a ciência. Sendo assim somos levados a acreditar que a ciência está bem desenvolvida, mas não está acabada. Devemos então estar sempre em busca de novos conhecimentos e descobertas.

Autor da resenha: Mariana Gabriela Fabiani

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *