Visão noturna

Visão noturna

O olho humano é um sistema óptico complexo, formado por vários meios transparentes e um sistema fisiológico com inúmeros componentes. Todo o conjunto que compõe a visão humana é chamado globo ocular. A luz incide na córnea e converge até a retina, formando as imagens.

Chama-se adaptação visual a capacidade apresentada pela pupila de se adequar à luminosidade de cada ambiente, comprimindo-se ou dilatando-se. Em ambientes com grande luminosidade, a pupila pode atingir um diâmetro de até 1,5mm, fazendo com que entre menos luz no globo ocular, protegendo a retina de um possível ofuscamento. Já em ambientes mais escuros, a pupila se dilata, atingindo diâmetro de até 10mm. Assim, a incidência de luminosidade aumenta no globo ocular, possibilitando a visão em tais ambientes.

Visão noturna é a habilidade que os seres possuem de ver contornos iluminados com pouca intensidade de luz. No caso de alguns animais essas habilidades se destacam mais que nos seres humanos, pois estes possuem essa visão muito limitada, e utilizam aparelhos sofisticados, como câmeras, por exemplo, para melhorá-la.

Animais como cães, gatos e raposas apresentam melhor visão noturna que os humanos, por possuírem uma estrutura chamada tapetum lucidum (tapete brilhante) é uma membrana posicionada dentro do globo ocular de alguns animais vertebrados, que reflete a luz que adentra nos olhos, como um espelho, para melhorar sua visão noturna. Sua visão equivale a um amplificador de luz de primeira ou de segunda geração

Alguns mamíferos possuem os olhos maiores do que os outros, como por exemplo, o guaxinim, isso os auxilia a enxergar melhor à noite. Em geral esses mamíferos são noturnos e possuem características especiais para caçar a noite.

Não existe nenhum ranking que comprove qual seria o animal vencedor, com melhor visão noturna, mas pode-se concluir através de diversos estudos a cerca desse assunto que as corujas são as campeãs quando se trata de enxergar melhor a noite.  Graças a visão binocular, a coruja consegue ver um rato a 80 metros de distâncias, isso numa noite sem lua, onde a escuridão é quase total.  A coruja-das-torres consegue enxergar com apenas 10% de luz de que o homem precisa para distinguir formas. 

Texto por: Natalia Silva de Souza

Referências:

[1] Adaptação visual em Só Física. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Disponível em:  <http://www.sofisica.com.br/conteudos/Otica/Instrumentosoticos/adaptacaovisual.php> Consultado em 16/04/2018 às 15:05.

[2] “Animais com boa visão noturna” em cultura; Disponível em: <http://www.culturamix.com/cultura/animais-com-boa-visao-noturna/> Consultado em: 16/04/2018 às 15:35.

Imagem disponível em: <https://www.mundodosanimais.pt>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *