Prêmio Nobel em Física – 1939

Ernest Orlando Lawrence Fonte: site Nobel Prize.

O Prêmio Nobel de Física de 1939 foi concedido a Ernest Orlando Lawrence “pela invenção e desenvolvimento do cíclotron e pelos resultados obtidos com ele, especialmente no que diz respeito aos elementos radioativos artificiais”.

Lawrence indicou um método novo para a obtenção de partículas rápidas, onde havia a combinação de um campo magnético constante e homogêneo e um campo elétrico oscilante com freqüência constante, a chamada aceleração de ressonância magnética, tal equipamento onde as partículas eram obtidas ficou conhecido como cíclotron (ou ciclotrão).

Os experimentos realizados utilizando núcleos pesados de hidrogênio como projéteis foram bem sucedidos, e quanto a intensidade de radiação produzida no ciclotron, afirma-se que uma corrente de mais de 150 microamperes foi atingida, o equipamento permite a produção de radiação de nêutrons de grande intensidade, o que foi um grande avanço no que diz respeito a produção de elementos radioativos artificiais.

Devido às condições de guerra, o Prêmio foi entregue a Lawrence em 29 de fevereiro de 1940 em uma cerimônia em Berkeley.

Ernest Orlando Lawrence nasceu no dia 8 de agosto de 1901, Canton, Estados Unidos e morreu no dia 27 de agosto de 1958, Palo Alto, Estados Unidos.