Prêmio Nobel em Física – 1923

Prêmio Nobel em Física – 1923

Robert Andrews Millikan; Fonte: Site Nobel Prize.


O ganhador do Prêmio Nobel em Física do ano de 1923 foi o notório cientista Robert Andrews Millikan (1868-1953) por seu trabalho sobre a carga elementar na área da eletricidade e sobre o efeito fotoelétrico.

Em 1909, usando de um aparato rudimentar, comparando-se à tecnologia disposta no Século XXI, Millikan realizou um experimento que seria de grande importância para o futuro da Física e, consequentemente, da humanidade. Ele conseguiu demonstrar que as cargas elétricas sempre acontecem em múltiplos inteiros de uma unidade, chamada por ele de carga elementar. Com relação ao efeito fotoelétrico, Millikan foi o responsável por demonstrar na prática a teoria de outro renomado cientista, Albert Einstein, em 1914.

1923 foi o ano em que Millikan recebeu o Prêmio Nobel em Física, também demonstrando que a experimentação é essencial para a Física, assim como a teoria. E quando ambas concordam simultaneamente, a Física e a humanidade só têm a ganhar. Afinal, é experimentando que se confirmam as hipóteses.

Texto por: Diego Henrique Witchemichen

Revisado por: Bruno Henrique Lisenko Ribeiro

Referências:

“The Nobel Prize in Physics 1923”. Nobelprize.org. Nobel Media AB 2014. Web. 6 de março de 2018. http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1923/

DESCONHECIDO. Efeito foto-elétrico. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/~betz/iq_XX_A/fotoElec/aFotoElecFrame.htm>. Acesso em: 05 mar. 2018.

VEISSID, N.; PEREIRA, L.a.; PEÑA, A.f.v.. Uma abordagem diferente na estatística do experimento Millikan. Revista Brasileira de Ensino de Física, Presidente Prudente, v. 36, n. 1, p.130-130, 06 fev. 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *