Prêmio Nobel em Física – 1943

Prêmio Nobel em Física – 1943

Otto Stern; Fonte: site Nobel Prize.


O Prêmio Nobel em Física de 1943 foi concedido integralmente para Otto Stern. Um físico alemão que foi nomeado 82 vezes para o prêmio nobel, conseguindo finalmente ganhar por sua contribuição para o desenvolvimento do método de raios moleculares e por sua descoberta do momento magnético do próton.

Otto Stern e Walter Gerlach fizeram um experimento que consistia em passar um feixe de átomos de prata através de um campo magnético não homogêneo.

A realização de tal experimento se constituiu em utilizar um detector para registrar as moléculas desse feixe de átomos, o qual é afetado por um campo magnético não homogêneo, assim, se os átomos fossem realmente magnéticos, ocorreria um desvio, os átomos se desvinculariam em uma direção ou outra.

Seguindo as ideias da física clássica, o espalhamento do feixe deveria ocorrer apenas em uma distribuição, mas o que foi observado foram dois feixes distintos. Tal resultado deu apoio a teoria da física quântica – onde os átomos e elétrons ocupam apenas certos estados de energia e de movimento. Foi possível assim quantificar quando haveria o momento angular dessas partículas

Otto Stern nasceu no dia 17 de fevereiro de 1888, Sorau (agora Zory), Alemanha (agora Polônia), e morreu no dia 17 de agosto de 1969, Berkeley, Estados Unidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *