Aurora Polar

Aurora Polar


   Aurora Polar é um fenômeno que ocorre nas regiões polares na forma de luzes coloridas no céu. O jogo de luzes no céu sempre impressionou povos do mundo inteiro. Muitos povos indígenas o chamavam de dança dos deuses e, por muito tempo na história, foi considerado como sinais divinos. No norte do planeta Terra, o fenômeno é chamado de Aurora Boreal e nas altas latitudes sul é conhecida por Aurora Austral.

   A Aurora Polar nada mais é do que um fenômeno óptico causada pela atividade solar, ou seja, as erupções solares, as quais liberam partículas energizadas compostas por prótons, elétrons, núcleos de Hélio e íons, ultrapassam as linhas magnéticas do planeta Terra. Assim que essas partículas passam pela magnetosfera, liberam energia na forma de ondas. Dessa forma, enxergamos os efeitos luminosos em diferentes formas e cores, isso de acordo com o seu comprimento de onda. Ao chegar à Terra, as partículas solares são conduzidas pelo campo magnético até a região dos polos onde existem buracos na magnetosfera que permitem que parte da radiação chegue à atmosfera.

Texto por: Lhonidas de Senna Junior.

Referências:
DANTAS, Gabriela Cabral da Silva. “Aurora Polar”; Brasil Escola. Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/aurora-polar.htm>. Acesso em 31 de julho de 2017.

Autor desconhecido. Aurora polar; Info Escola. Disponível em: <http://www.infoescola.com/fenomenos-opticos/aurora-polar-boreal-austral/>. Acesso em 31 de julho de 2017.

Autor desconhecido. Aurora polar; Programabj. Disponível em: <https://programabj.wordpress.com/2012/01/28/aurora-polar-aurora-boreal-e-austral-curiosidades-02/>. Acesso em 31 de julho de 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *