Ole Christensen Romer (1644 – 1710)

Ole Romer nasceu no dia 25 de setembro de 1644 em Arhus, Dinamarca. Filho de Christen Pedersen e Anna Olufsdatter Storm. Desde 1642, Christen Pedersen tinha tomado a usar o nome Romer, o que significa que ele era da ilha dinamarquesa de Romo, para distinguir-se de um par de outras pessoas chamado Christen Pedersen.

Há poucos registros de Ole Romer antes de 1662, quando se graduou em Aarhus, mudou-se para Copenhagen e matriculou-se na universidade de Copenhagen. Seu mentor na universidade era Rasmus Bartholin. Romer teve todas as oportunidades de aprender matemática e astronomia usando as observações astronômicas de Tycho Brahe, uma vez que Bartholin tinha a tarefa de prepara-las para publicação.

Passou a morar na capital francesa em 1672, onde permaneceu por nove anos trabalhando no Observatório Real e fez importantes observações sobre Júpiter. Descobriu em 1676 que a velocidade da luz era finita, estimando-o inicialmente em 193 mil quilômetros por segundo. Através da observação de variações dos períodos entre eclipses das luas de Júpiter (1679), que depende de sua distância à Terra, corrigiu o resultado para 350 mil quilômetros por segundo coincide de perto com o valor atualmente aceito (no vácuo é de 299.792.458 metros por segundo), e que fez com que se rejeitasse a idéia bastante aceita até antão, da instantaneidade da luz. Quando os colegas de Romer quase que totalmente expressaram dúvidas sobre sua teoria baseada na Lo(Lua de Jupter), ele respondeu calmamente a eles que o eclipse de Lo de 9 de novembro de 1676 aconteceria com 10 minutos de atraso. Quando a hora chegou, os céticos ficaram boquiabertos com o movimento de um corpo dando credibilidade às conclusões dele.

O mais incrível é que o motivo pelo qual a estimativa de Romer ter sido erroneo tem menos a ver com erros de sua parte e mais com o fato de que os diâmetros das órbitas da Terra e de Júpiter comumente aceitos estavam errados quando Romer fez seus cálculos. Isso quer dizer que, sim, Romer só errou porque outras pessoas não eram tão boas de ciência quanto ele.

Romer era empregado pelo governo francês: Louis XIV fez-lhe o tutor do príncipe, e igualmente participou na construção das fontes magníficas em Versalhes.

Em 1681, Romer retornou a Dinamarca e foi apontado professor da astronomia na universidade de Copenhagen, e no mesmo ano casou com Anne Marie Bartholin, filha de Rasmus Bartholin.

Atuou também como observador, tanto no Observatório Universitário em Rundetarn como em sua casa, usando instrumentos aprimorados de sua própria construção. Infelizmente, suas observações não sobreviveram: elas foram perdidas no grande Fogo de Copenhague de 1728. No entanto, um ex-assistente, Peder Horrebow, lealmente descreveu e escreveu sobre as observações de Romer.

Na posição de Romer como o matemático real, introduziu o primeiro sistema nacional para pesos e medidas em Dinamarca em 1 maio 1683. Seu objetivo era conseguir uma definição baseada em constantes astronômicas, usando um pêndulo.

Em 1700, Romer convenceu o rei a introduzir o calendário gregoriano na Dinamarca algo que Tycho Brahe havia defendido em vão cem anos antes.

Romer desenvolveu uma das primeiras escalas de temperatura enquanto estava com uma perna quebrada. Fahrenheit visitou-o em 1708 e melhorou na escala de Romer, o resultado sendo a escala de temperatura de Fahrenheit, ainda em uso em alguns países.

Romer também estabeleceu escolas de navegação em várias cidades dinamarquesas. Em 1705, foi feito o segundo chefe da polícia de Copenhagen, uma posição que manteve até sua morte em 1710. Como um de seus primeiros atos, armou toda a força, convencido de que a mesma padecia com uma moral alarmantemente baixa. Ele foi o inventor das primeiras luzes de rua em Copenhagen, e trabalhou duro para tentar controlar os mendigos, os pobres, os desempregados e as prostitutas de Copenhaguen.

Estabeleceu regras para a construção de novas casas em Copenhagen, conseguiu o abastecimento de água e esgotos da cidade em ordem, assegurou que o corpo de bombeiros da cidade adquirisse equipamentos novos e melhores e foi a força motriz por trás do planejamento e construção de novo pavimento nas ruas e nas praças da cidade.

Romer morreu com 65 anos em 1710. Foi enterrado na catedral de Copenhagen, que foi reconstruído após sua destruição na batalha de Copenhagen (1807).

Texto por: Giácomo Alessandro Peracki.

Referências:

SMALLWOOD, Karl. Como a velocidade da luz foi medida pela primeira vez. Disponível em: <http://gizmodo.uol.com.br/como-a-velocidade-da-luz-foi-medida-pela-primeira-vez/>. Acesso em: 08 maio 2017.

BIOGRAFIAS, Só. Olaus [ou Ole ou Olaf] Christensen Römer [ou Roemer]. Disponível em: <http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/OlausChr.html>. Acesso em: 08 maio 2017.

WIKIPEDIA. Ole Rømer. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Ole_Rømer>. Acesso em: 08 maio 2017.