Prêmio Nobel em Física – 1972

Prêmio Nobel em Física – 1972

John Bardeen, Leon Neil Cooper e John Robert Schrieffer; Fonte: site Nobel Prize.


O Prêmio Nobel de Física de 1972 foi concedido em conjunto a John Bardeen, Leon Neil Cooper e John Robert Schrieffer “por sua teoria de supercondutividade desenvolvida em conjunto, geralmente chamada de teoria BCS”.

O fenômeno da supercondutividade foi descoberto pelo físico holandês Kamerling Onnes já em 1911. As primeiras medições indicaram que tinha encontrado um novo estado fundamental da matéria. O termo refere-se à supercondutividade ao desaparecimento completo da resistência elétrica. Um avanço significativo foi tirado por volta de 1950, quando se verificou teórica e experimentalmente que o mecanismo de supercondutividade tinha a ver com o acoplamento de elétrons para as vibrações de rede cristalina.

A partir deste mecanismo, Bardeen, Cooper e Schrieffer desenvolveram em 1957 uma teoria da supercondutividade, que deu uma explanação teórica completa do fenômeno. A nova teoria demonstrou que a interação entre os elétrons e a estrutura leva à formação de pares ligados de elétrons, que muitas vezes são chamados Pares de Cooper. Os diferentes pares estão fortemente acoplados um ao outro o que leva a um padrão complexo coletivo em que uma fração considerável do número total de elétrons de condução são acoplados em conjunto para formar o estado supercondutor.

A teoria desenvolvida por Bardeen, Cooper e Schrieffer em conjunto com as extensões e refinamentos da teoria, foram desenvolvidas por diversos autores logo após a tecla descoberta, foi realmente muito sucedido em explicar em detalhes consideráveis as propriedades de supercondutores. A teoria também previu novos efeitos e estimulou uma intensa atividade na investigação teórica e experimental, que abriu novas áreas de investigação. Um exemplo, é o uso dos fenômenos de túnel quânticas para estudar os supercondutores.

John Bardeen nasceu em 23 de maio de 1903 nos EUA e morreu em 30 de janeiro de 1991 também nos EUA. Leon Neil Cooper nasceu em 28 de fevereiro de 1930 em Nova Iorque, EUA e até hoje mora nos EUA. Robert Schrieffer nasceu em 31 de maio de 1931 nos EUA e permanece nos EUA atualmente.

Autora do texto: Luciane de A. Ingles.

Revisão: Mariana Gabriela Fabiani.

Referências:

NOBELPRIZE.ORG. The Nobel Prize in Physics 1972. Disponível em: <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1972/> Acesso em: 19 de setembro de 2016

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *