Prêmio Nobel em Física – 1966

Alfred Kastler; Fonte: site Nobel Prize.

O prêmio Nobel em Física de 1966 foi atribuído ao físico francês Alfred Kastler “pela descoberta e desenvolvimento de métodos ópticos para estudar ressonâncias hertzianas em átomos”.

De acordo com a física quântica, elétrons entre átomos de moléculas têm níveis fixados de energia. Quando há a transições entre diferentes níveis de energia, a luz com determinadas frequências são absorvidas ou emitidas. Em 1950, Alfred Kastler apresentou a ideia de que os elétrons, com a ajuda da luz ou outra radiação eletromagnética, podem ser bombeados até os níveis mais elevados de energia fixos e depois cair de volta aos níveis fixos mais baixos.

Isto fez a determinação exata dos níveis de energia e possíveis também foi de importância fundamental para o desenvolvimento do laser. O professor Kastler passou a maior parte de sua carreira de investigação na École Normale Supérieure, em Paris, onde começou com seu aluno, Jean Brossel, após a guerra, um pequeno grupo de pesquisa em espectroscopia.

Ao longo dos 40 anos que se seguiram, o grupo treinou muitos dos jovens físicos e teve um impacto significativo no desenvolvimento da ciência da física atômica na França. O “Laboratoire de Spectroscopie hertzienne” foi então renomeada Laboratoire Kastler Brossel, em 1994, e tem uma parte de seu laboratório na Universidade Pierre e Marie Curie, principalmente na École Normale Supérieure. Alfred Kastler morreu em 7 de janeiro de 1984, na França.

Autora do texto: Mariana G. Fabiani

Revisão: Luciano Cardoso Dias

Referências:

NOBELPRIZE.ORG. The Nobel Prize in Physics 1966. Disponível em: <https://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1966/>. Acesso em: 31 de outubro de 2016.

NOBELPRIZE.ORG. Alfred Kastler – Facts. Disponível em: <https://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1966/kastler-facts.html>. Acesso em: 31 de outubro de 2016.