Novembro Azul

Novembro Azul

 O Novembro Azul foi inspirado no movimento Movember (Moustache + November) que iniciou em Melbourne, Austrália. Neste movimento os homens deixavam o bigode crescer durante um mês, com o intuito de chamar a atenção para o câncer de próstata e a depressão masculina. A ideia principal é conscientizar os homens sobre a importância de fazer os exames referentes à sua saúde e também arrecadar fundos que são repassados à institutos ligados ao tratamento dessas doenças. As doações são feitas pelo site http://www.movember.com/.

 Assim como o Movember, o novembro azul tem o propósito de incentivar homens a fazerem exames que muitas vezes são ignorados por eles.

 No Brasil, durante o mês de novembro, vários prédios são iluminados de azul e a outras formas de campanha são organizadas, como palestras e reuniões para debater o tema.

 O câncer de próstata é a segunda doença que mais mata homens no mundo. No Brasil, em 2016, estima-se que 61 mil novos casos devam ser registrados. Apesar de ser uma doença séria, em torno de 90% dos casos é curável, mas para isso deve existir o diagnóstico precoce.

 Existem dois exames capazes de detectar o câncer de próstata. Um deles é o exame de sangue conhecido como PSA (Antígeno Prostático Específico), e o outro é o exame de toque renal. Este segundo exame causa certo desconforto aos homens, porém se o paciente escolhe fazer somente um desses exames, a porcentagem de erro é de 40% para o exame de toque e 20% para o PSA. Quando os dois exames são feitos paralelamente a porcentagem de falha é de 8%.

 Esses exames devem ser feitos a partir de 45 anos para quem tem histórico familiar de tumores na forma precoce e 50 anos para quem não possui esse histórico.

 Portanto, deixe sua vergonha de lado e procure um médico, pois o diagnóstico precoce resulta em um tratamento eficaz.

Texto por: Diana M. N. Thomen

 Referências:

Você sabe o que é o Movember? Disponível em: <http://jovempan.uol.com.br/entretenimento/cultura/voce-sabe-o-que-e-o-movember-clique-aqui-e-saiba-mais.html>. Acesso em: 07 de novembro de 2016.

Entenda o que é o Movember. Disponível em: <http://www.guiadasemana.com.br/turismo/noticia/entenda-o-que-e-o-movember>. Acesso em: 07 de novembro de 2016.

Novembro Azul chama atenção da população para o câncer de próstata. Disponível em: <http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2016/11/novembro-azul-chama-atencao-da-populacao-para-o-cancer-de-prostata.html>. Acesso em: 08 de novembro de 2016.

SANTOS, V. S. Novembro Azul. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/novembro-azul.htm>. Acesso em: 08 de novembro de 2016.

Imagem: Site Takano. Novembro Azul: prevenção do câncer de próstata. Disponível em: https://www.takanourologia.com.br/blog/novembro-azul-prevencao-do-cancer-de-prostata/. Acesso em: 10 de fevereiro de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *