Resenha de: “Pascal (da série Os Pensadores)”

Resenha de: “Pascal (da série Os Pensadores)”

Título: Pascal (da série Os Pensadores)

Autor: Mme Périer

Ano da edição: 2005

Gênero: Biografia

Resenha:

   O livro se divide em duas partes, uma que compõem a parte da vida e obra do autor e a segunda parte compõem os pensamentos descritos por Pascal. Estes pensamentos foram escritos no decorrer da vida de Pascal e guardados, a publicação e edição fora feito pela sua irmã Mme Périer, pós morte de seu irmão. A primeira parte correspondente a vida de Pascal onde Mme Périer retrata a vida de seu irmão com entusiasmo e de que o talento de Pascal já fora observado, já no que ele pudera falar, justamente pelas perguntas sobre a natureza. Pascal se demonstrava com grande interesse pelas indagações da natureza e sobre o seu funcionamento, e quando fora apresentado a matematização da mesma, ficou claro a Pascal o que faria de sua vida.

   A sua educação fora dada por seu pai que possui muito apego ao seu filho, seu pai tomava cuidado de lhe ensinar e lhe dava tarefas das quais seu filho poderia cumprir de modo que a criança sempre ficava em primeiro plano sem ser sobrecarregada. Por causa disso só o deixou aprender latim após ter 12 anos, pois considerava que deveria haver uma certa maturidade para se aprender uma língua. Nesse meio tempo, seu pai apresentava a regras nas línguas e que para toda regra haveria uma exceção, fazendo-o compreender primeiro a língua para depois aprende-la de fato. Mas a curiosidade de Pascal pela geometria pela natureza o fez aos 11 anos escrever um pequeno tratado de suas experiências sobre o som, e por seu pai ser um matemático e possuir diversos livros de geometria, justamente pelo fato de seu pai ter mostrado algumas figuras da geometria, Blaise Pascal começou a se divertir com tais figuras de modo que chegou sozinho até a 32º proposição de Euclides e seu pai percebeu seu talento e lhe forneceu os livros de Euclides, que após isso aos 16 anos Blaise escrevera o “Tratado sobre as Cônicas”, e seu talento aflorou daí adiante.

   Blaise Pascal não se contentava somente com as ciências físicas e a matemática, ele também fora um filosofo nato, apresentando diversos pensamentos e argumentos, sobre valor do ser e sobre a religião. A que corresponde a segunda parte deste livro, esses pensamentos não sofreram demasiadas edições por parte de sua irmã, pois ela mantia o cuidado de apresenta-los exatamente como estavam nos manuscritos de Pascal, e cada pensamento recebe uma numeração. A maioria dos pensamentos fora desenvolvidos a partir de um movimento em que Pascal participara, o “Jansenismo”, que de início era um movimento militante fundado em algumas correntes filosóficas que avaliavam a razão e a religião que apesar de aparentarem desconectas, com os argumentos apresentados se apresentavam conectados e esse era apoiado até pelo papa, justamente pela cobrança dos valores que o movimento exigia. Para Pascal não se poderia comprovar a existência de Deus através da razão, mas poderia encontra-lo, principalmente quando ele apresenta seus pensamentos que acabam por demonstrar os valores que se adquire ao seguir a religião cristã a qual ele pertencia. No final o livro se resume a pensamentos que interligam a crença com a situação social do ser para aquela realidade daquele tempo, retratando diferentes fazes do movimento em que na militância era apoiado pelo papa, mas em determinado momento o papa deixo de apoiar o movimento e assim passou-se para uma nova fase, que foi da militância ao recolhimento em que nesse momento Pascal passa a ser um filosofo de paradoxo, “em que a verdade é sempre a reunião dos contrários e que o homem é um ser paradoxal, sendo grande é pequeno ao mesmo tempo”. Este livro, não é preciso lê-lo ao todo para entender o seu ponto, mas à medida que avançamos a cada argumento temos a seção de ser ainda mais interessante que o anterior.

Autor e apresentador da resenha: Maycol Szpunar.

Imagem retirada de: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1020650234-livro-os-pensadores-pascal-_JM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *