Resenha de: “Coraline”

Resenha de: “Coraline”

Título: Coraline

Autor: Neil Gaiman

Ano de publicação: 2002

Gênero: Fantasia; Horror

A família Jones mora há pouco tempo na casa. Como esta era muito grande, eles compraram apenas uma parte, assim, no primeiro andar, moravam duas senhoras que algum dia foram atrizes. Coraline e sua família moravam no segundo andar. No terceiro andar, o último, morava um velho maluco, que dizia treinar ratos para o circo, ratos que nunca ninguém viu. De qualquer maneira, nenhum dos vizinhos de Coraline acertava seu nome, chamando-a de Caroline. Externamente, havia uma velha quadra de tênis, muita vegetação e um poço extremamente profundo, o qual tem um papel essencial no desfecho da história. Os pais de Coraline trabalhavam em computadores, geralmente em casa.

Um dia depois da mudança, a chuva era forte e Coraline estava entediada, seu pai sugeriu que explorasse a casa, até que, na sala de desenho, teve seu primeiro contato com uma porta que dava para uma parede de tijolos. A razão era simples, a casa foi cortada no passado. Noutro dia, escondida, Coraline resolveu pegar as chaves e abrir a porta, entretanto, a parede de tijolos não estava mais lá, havia um corredor escuro, e do outro lado, aparentemente, sua própria casa. Contudo, um tanto diferente, seus pais e seus vizinhos não tinham olhos, tinham botões.

Num outro momento, Coraline acabou ficando presa na outra casa e sob as vontades de sua outra mãe que fará de tudo para prender Coraline neste outro mundo, inclusive sumindo com seus pais verdadeiros.

A história se desenvolve em grande parte na outra casa onde Coraline é desafiada por sua outra mãe, que tem a capacidade de modificar a outra casa, a encontrar seus pais. Coraline tem a ajuda de um gato, sem nome, mas que consegue se comunicar com ela. Também, em mãos de um artefato mágico, é capaz de revelar a localização dos objetos que precisa encontrar.

Um dos aspectos mais importantes é a determinação de Coraline em não ceder para o medo e em manter sua característica exploradora em meio a uma realidade fria e estarrecedora. Nesse sentido, Coraline é um conto de fadas, onde um vilão é vencido no fim.

O autor britânico Neil Gaiman já recebeu diversos prêmios e também escreveu livros aclamados pela crítica como “Deuses Americanos” e “O Mistério da Estrela – Stardust”. Em 2009, uma adaptação em animação foi lançada para o livro.

Autor e apresentador da resenha: Marcelo H. Penteado

Imagem retirada de: https://www.amazon.com.br/Coraline-Neil-Gaiman/dp/0380807343

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *