Grupos de lápis para desenho

Grupos de lápis para desenho

 Criado há séculos atrás, o lápis vem sendo utilizado desde então, seja para escrita, ou desenhos, representando assim a capacidade do ser humano de se expressar através da arte.

 O que muitas pessoas não sabem, é que além do lápis comum de escrita, existem vários outros tipos específicos de lápis, que são mais utilizados para desenhos, afim de propiciar uma arte cada vez melhor, dependendo do gosto artístico de quem os usa.

 Se você está começando na área de ilustrações, deve conhecer primeiramente os 3 grupos de lápis usados, e para que servem. Eles são divididos em:

 Duros: que são utilizados para rascunhos e início de desenhos, por serem mais fáceis de apagar, e possuem as notações 9H, 8H, 7H, 6H, 5H, 4H, 3H, 2H, H, que remete à palavra inglesa Hard (Duro), onde quanto maior o número ao lado do H, mais claro e duro será o traço.

 Médios: Possuindo as notações F (Fine) e HB (Hard/Black), esses tipos de lápis são os mais utilizados diariamente, até mesmo por você, são os lápis comuns de escrita, mais resistentes, e servem também para fazer desenhos que tenham formas geométricas.

 Macios: São mais utilizados para fazer sombreamentos, porém deve se tomar cuidado, pois podem causar prejuízo no desenho, já que são fáceis de borrar, se não forem manuseados corretamente. As notações para esse tipo de lápis são B, 2B, 3B, 4B, 5B, 6B, 7B, 8B e 9B, onde quanto maior o número ao lado do B, que vem de Black (preto), mais preto e macio será o traço.

 As escalas utilizadas em lápis de desenho foram criadas no século XVIII por Lothar von Faber (1817-1896), pertencente à 4ª geração herdeira da empresa mundialmente conhecida hoje por Faber-Castell, e acabou se tornando um padrão internacional.

 O lápis é uma das maiores invenções da humanidade, tão importante quanto a roda, e é indispensável no cotidiano das pessoas, e agora que você conhece um pouco mais sobre os tipos de lápis, fique à vontade para expressar o que quiser no papel, seja sentimentos ou seu talento, por que é através de palavras ou desenhos que você consegue mostrar o que ninguém pode tirar de você, sua imaginação.

Texto por: Sanderson C. Ribeiro

Referências:

DESCONHECIDO. Como a dureza da mina grafite é expressa?. 2012. Disponível em: <http://www.faber-castell.com.br/54340/Curiosidades/Curiosidades/Como-a-dureza-da-mina-grafite-expressa/fcv2_index.aspx>. Acesso em: 11 set. 2016.

Tipos de Lápis *-*. 2011. Disponível em: <http://desenhologoexisto-orkut.blogspot.com.br/2011/05/tipos-de-lapis.html>. Acesso em: 11 set. 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *