Prêmio Nobel em Física – 2016

David J. Thouless, F. Duncan M. Haldane, J. Michael Kosterlitz; Fonte: site Nobel Prize.

O Prêmio Nobel em Física de 2016 foi dividido, sendo metade deste concedido a David J. Thouless (1/2 do prêmio), e a outra metade, dada em conjunto, para F. Duncan M. Haldane (1/4 do prêmio) e J. Michael Kosterlitz (1/4 do prêmio) “por descobertas teóricas de transições de fase topológica e fases topológicas da matéria”.

Os estados mais conhecidos da matéria são o sólido, liquido e o gasoso, mas quando os materiais são submetidos a temperaturas extremamente altas ou baixas surgem outras fases da matéria. Esses cientistas demonstraram algumas propriedades da matéria em estado exótico e, a partir de métodos de topologia estudaram essas fases incomuns que podem ocorrer, por exemplo, em supercondutores, superfluidos e filmes finos magnéticos.

A topologia em suma é o ramo da matemática que descreve as propriedades que não mudam quando uma forma é alterada de modo gradual. O estudo mostrou que algumas regularidades no comportamento da matéria estão por trás das transições de fase. Esse conhecimento é de grande importância para a busca por novas fases da matéria, que podem ser usadas em novas tecnologias, como o computador quântico.

Na década de 1970, Thouless, da Universidade de Washington, participou dos dois aspectos premiados (transições de fase e fases topológicas da matéria) e por isso ficou com metade do prêmio total. Ele e Michael Kosterlitz, da Universidade Brown, refutaram a teoria na qual a supercondutividade não poderia se dar em camadas finas. Além disso, mostraram também que o motivo dessa propriedade desaparecer quando se aumenta a temperatura é uma transição de fase.

Thouless também mostrou que a condutância tinha natureza topológica, e podia ser medida em números inteiros. Nessa mesma época, Duncan Haldane, da Universidade de Princeton, mostrou como os conceitos topológicos poderiam ser utilizados para entender as propriedades de cadeias de pequenos ímãs encontrados em alguns materiais. Kosterlitz e Haldane acabaram ganhando a outra metade do prêmio. Graças as suas pesquisas, o mundo compreendeu ainda mais como funciona a matéria e com o passar dos anos espera-se que esta revele ainda mais seus segredos para pesquisadores que tanto se esforçam na busca de um conhecimento ainda inatingível.

Autor do Texto: Diego H. Witchemichen.

Revisado por: Sanderson Carlos Ribeiro.

Referências:

NOBELPRIZE.ORG. The Nobel Prize in Physics 2016. Disponível em: < https://www.nobelprize.org/prizes/physics/2016/summary/ >. Acesso em: 27 de março de 2019.

DESCONHECIDO. Trio britânico vence o Nobel de Física por pesquisas sobre a matéria. Disponível em: < https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/noticia/2016/10/trio-britanico-vence-o-nobel-de-fisica-por-pesquisas-sobre-a-materia-7664424.html >. Acesso em: 27 de março de 2019.

GUIMARÃES, M. Nobel de Física premia propriedades topológicas da matéria. Disponível em: < http://revistapesquisa.fapesp.br/2016/10/04/nobel-de-fisica-premia-propriedades-topologicas-da-materia/ >. Acesso em: 27 de março de 2019.