“Quando o segundo Sol chegar…”

“Quando o segundo Sol chegar…”

 

 Um raro fenômeno começou a se preparar no final do mês de julho deste ano (2016): o alinhamento dos cinco planetas mais brilhantes no céu – Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. O verdadeiro espetáculo ocorrerá apenas no dia 27 de agosto logo ao anoitecer, após o pôr-do-sol. Mas a aqueles que gostam de esperar, desde já esta é uma bela oportunidade de observação astronômica.

 Primeiramente vamos nos situar em que momento da preparação estamos:

 No dia 31 de julho, logo após o pôr-do-sol, Mercúrio, Júpiter, Marte e Saturno já estavam visíveis olhando para o oeste.

 Júpiter era o mais brilhante de todos; Saturno estava no ponto mais alto do céu; Mercúrio tinha o brilho mais tênue, e Marte se destacava pela coloração avermelhada característica.

 Durante os dias seguintes, Mercúrio (o planeta mais próximo do Sol) já começou a ficar bem visível no horizonte oeste e ganhou altura, ficando ainda mais fácil de ser encontrado. Um ponto interessante durante esse momento do alinhamento foi que a Lua estava na fase Nova (invisível) no dia 02 de agosto, porém, no dia 4, um pequeno filete do dela ocultou Mercúrio. Esta ocultação foi visível apenas no extremo sul da América do Sul. Já no dia 6 de agosto a Lua, mais alta e mais iluminada, ocultou Júpiter, mas desta vez só foi possível ver no sul do Pacífico e no sudeste da Ásia.

 A partir do dia 15 de agosto, Vênus (o planeta mais brilhante do céu noturno) começará a aparecer no horizonte oeste assim que o Sol se por, completando a formação e revelando o raro alinhamento dos 5 planetas mais brilhantes.

 O ápice desse alinhamento ocorrerá no dia 27 de agosto, quando Júpiter estará bem próximo ao horizonte, junto a Vênus, formando uma bela conjunção e um espetáculo à parte. Júpiter e Vênus estarão separados por apenas 4′, criando a impressão de que são um único ponto. Essa será a maior aproximação entre dois planetas de 2016.

 Durante esse dia os 5 planetas estarão visíveis em uma área de 75 graus, portanto uma boa câmera fotográfica será capaz de fotografá-los em uma mesma imagem.

 O leitor pode acabar se perguntando: “se este é um evento tão raro, então vai demorar muito para vermos algo assim novamente?!” A resposta: na verdade, não. Daqui a dois anos ocorrerá outro alinhamento dos mesmos planetas, bem parecido com esse de 2016. Mas você não vai querer arriscar perder esta oportunidade, vai?!

 Vale lembrar que esse alinhamento é apenas visual, algo do ponto de vista de um observador situado na Terra. Os planetas, na realidade, não estarão alinhados.

  Pois é minha cara Cássia Eller, não vai ser dessa vez que sua música se tornará realidade.

Texto por: Bárbara de Almeida S.

Texto adaptado de:

Alinhamento raro de 5 planetas acontece nesse mês de agosto. Disponível em: http://www.galeriadometeorito.com/2016/07/alinhamento-raro-de-5-planetas-agosto-2016.html#.V6fBP1QrLIV . Acesso em: 07 de agosto de 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *