Física, por quê?

Desde os primórdios, os homens tentam compreender a natureza, o seu destino e a utilidade de tudo o que nela existe.

Durante o passar do tempo este estudo foi evoluindo coma ajuda de vários cientistas como Arquimedes, Nicolau Copérnico, Galileu Galilei, Isaac Newton, Albert Einstein, dentre muitos outros. Estas pessoas contribuíram para formar o conjunto de conhecimentos que hoje chamamos de Física.

“A Física é a ciência que estuda o Universo e procura explicação para os seus segredos, bem como as interações entre a energia e a matéria.” Pensando nessa ciência como o estudo de tudo ao redor da humanidade, faz-se necessário que este conhecimento seja acessível a todas as pessoas, assim também presente na escola, onde a maioria dos cidadãos aprendem o conhecimento básico para a convivência em sociedade.

Mas, se o universo tá ai, pronto, porque o conhecimento em torno dele é algo básico para a convivência em sociedade?

A nossa sociedade está em uma constante evolução relacionada à tecnologia, que hoje tornou-se necessário para tudo. Esta evolução se dá graças ao estudo da natureza, e o conhecimento da utilidade do que nela existe. Um exemplo disso são os celulares e computadores que a cada dia são reinventados e atualizados, e que facilitam tanto o acesso a informação como a comunicação entre as pessoas.

Além disso o estudo relacionado a ondas eletromagnéticas facilitaram em especial a comunicação, onde pode-se enviar qualquer mensagens, e esta é rapidamente entregue a um destinatário que pode estar no outro lado do planeta. Este estudo também contribuiu para a criação do micro-ondas, aparelho que hoje pode ser encontrado na maioria das residencias.

Ainda tendo em mente o avanço na tecnologia, podemos pensar na medicina, a qual utiliza de vários dispositivos como o raio-x ou ressonância magnética para obtenção de informações sobre o estado clínico de um paciente. Estes dois equipamentos utilizam de conceitos básicos relacionados a física. Ainda na medicina, o estudo em torno da radiação ajudou para a criação da radioterapia, tratamento usado em pacientes com câncer.

Todos estes equipamentos essenciais para o nosso dia a dia, e muitos outros que podem ser citados como eletroímãs, microscópios, telescópios, aparelhos de televisão, entre outros, são frutos do estudo aprofundado em alguma área específica da física.

Como nos dias de hoje, estes aparelhos e equipamentos são comuns, é necessário que as pessoas tenham conhecimentos a cerca de temas como, magnetismo, eletricidade, ondulatória, entre vários outros que se encontram na física, para que os mesmo compreendam tanto o mundo a sua volta quanto os novos recursos e objetos adicionados ao seu cotidiano.

Texto por: Diana Maria Navroski Thomen

DESCONHECIDO. Cursos de graduação. Disponível em: <http://www2.unicentro.br/cursos-de-graduacao/>. Acesso em: 05 abr. 2016.

DESCONHECIDO. História da Física. Disponível em: <http://www.sofisica.com.br/conteudos/HistoriaDaFisica/indice.php>. Acesso em: 05 abr. 2016.

Fonte da imagem de destaque: Site “Fluent in 3 months”. Disponível em: https://www.fluentin3months.com/por-que/. Acesso em 08 ago. 2019.