Buraco negro: O fim de uma vida

Buraco negro: O fim de uma vida

Representação de um buraco negro. Fonte: NASA

          Será que entrar em um Buraco Negro é emitir certificado de óbito? Alguns leitores talvez respondam: “Não sei, o que é um buraco negro?”. A resposta é simples, um buraco negro é uma estrela supermassiva que colapsou. Bom… Talvez não seja tão simples assim, para entender como um buraco negro surge, é recomendável à estes leitores, ler o texto “Estrela: A história de uma vida” (clique aqui para ir para o texto).         

          Sabendo agora que um buraco negro é um ponto de gravidade pura, cujo qual nem mesmo a luz pode escapar, podemos entender melhor sobre seu funcionamento, divisão e o que acontece em cada parte.

        A fronteira que delimita um buraco negro é denominada horizonte de eventos. De forma geral ele é eletricamente neutro e possui rotação, tendendo a arrastar o espaço-tempo no sentido desta. Partículas orbitando-o traçam uma trajetória relativa ao seu movimento, distante do horizonte de eventos o efeito é pequeno, mas perto dele existe uma região chamada ergosfera, tudo o que entrar nesta região é obrigado a girar no mesmo sentido do buraco até ser sugado por ele.

          Por muito tempo pensou-se que tudo que “engolido” pelo buraco negro desaparece sem deixar resquícios de sua existência. No entanto, de acordo com a Mecânica Quântica algo nunca será totalmente destruído nem mesmo se entrar em um Buraco Negro.

           Tentando resolver esta incógnita, no dia 25 de Agosto de 2015, durante o Hawking Radiation conference, o Professor Dr. Stephen Hawking propôs uma nova ideia, onde a informação sugada pelo Buraco Negro deixa uma espécie de holograma em 2D no seu horizonte (ponto máximo para ir sem ser engolido). Dando uma certa esperança àqueles que possam sofrer essa abdução.

Texto por: Barbara de Almeida

Referências:

Into a Black Hole. Disponível em: http://www.hawking.org.uk/into-a-black-hole.html . Acesso em: 11 de setembro de 2015.

Stephen Hawking’s New Black Hole Theory: Scientists Remain Unconvinced. Disponível em: http://www.space.com/24454-stephen-hawking-black-hole-theory.html. Acesso em: 11 de setembro de 2015.

Stephen Hawking: ‘If you feel you are in a black hole, don’t give up. There’s a way out.’ Disponível em: http://www.theguardian.com/science/2015/aug/25/black-holes-way-out-stephen-hawking. Acesso em: 11 de setembro de 2015.

Hawking offers new solution to black hole mystery. Disponível em: https://www.kth.se/en/aktuellt/nyheter/hawking-offers-new-solution-to-black-hole-mystery-1.586546. Acesso em: 11 de setembro de 2015

Buraco Negro. Disponível em: http://www.observatorio.ufmg.br/pas19.htm. Acesso em: 01 de fevereiro de 2016.

Buracos Negros Estelares. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~thaisa/bn/07_bn_estelares.htm. Acesso em: 01 de fevereiro de 2016

Horizonte de Eventos. Disponível em: http://www.ift.unesp.br/users/matsas/horizonte.pdf . Acesso em: 01 de fevereiro de 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *