A Água Oxigenada e a Luz

         A água oxigenada ou peróxido de hidrogênio possui a fórmula H2O2. Ela é formada naturalmente em organismos aeróbios obrigatórios ou facultativos. É também produzida por diversas espécies de animais como forma de proteção. Como no caso de uma espécie de besouro libera um jato a base de peróxido para afugentar seus inimigos.

            Hoje em dia, a produção industrial de água oxigenada se dá por um processo conhecido como processo de Riedl-Pfleiderer.

              Ao entrar em contato com a luz, a água oxigenada se decompõe em água e oxigênio em uma reação exotérmica. Por causa disso, os frascos de água oxigenada devem ser foscos, para evitar a sua degradação.

              Existem diversas aplicações para a Água Oxigenada, sejam elas industriais ou residenciais.

             Em indústrias, é utilizado na produção de perborato de sódio; como alvejante em detergentes industriais; na produção de outros peróxidos orgânicos, como o peróxido de dibenzoíla, e como catalizador em reações de polimerização.

            As aplicações domésticas são diversas. Sua forma diluída em água é vendida em farmácias para o tratamento de feridas, sendo que ela serve para conter pequenos sangramentos e para limpar micro-organismos causadores de infecções. Pode ser usado também para matar germes causadores de doenças bucais e pode auxiliar no clareamento dentário. É também usado para o clareamento do cabelo.

           Atualmente, existem pesquisas sendo feitas a respeito do uso da água oxigenada no tratamento de câncer.

         É interessante notar que a presença de luz é extremamente necessária na maioria das aplicações da Água Oxigenada, visto que é a luz a responsável pela decomposição do H2O2 em água e oxigênio.

           REFERÊNCIAS

<http://www.infoescola.com/compostos-quimicos/agua-oxigenada/>, visitado em 09/12/2015.

<http://alunosonline.uol.com.br/quimica/peroxido-hidrogenio.html>, visitado em 09/12/2015.

Autor do texto: Alex Silva de Moraes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *