Os cabos transoceânicos

Os cabos transoceânicos

            Transmissão de dados de maneira estável e com alta velocidade sempre foi um objetivo a ser conquistado desde os primórdios da comunicação. Após o desenvolvimento do telégrafo em 1843 por Samuel Morse, surgiu a necessidade de encontrar um meio de transmitir mensagens através de longas distâncias, até mesmo entre continentes. A solução encontrada para conectar o mundo foi literalmente fazê-lo por meio de cabos.

O primeiro cabo submarino foi instalado em Dover na Inglaterra, em 1851. A primeira tentativa de implantar um cabo submarino ligando dois continentes occoreu em 1857. O plano era conectar a Inglaterra à america do norte através de um cabo de 4630 km, porém, após 750 km o cabo arrebentou. Na segunda tentativa, o cabo arrebentou depois de 250 km. Apenas na terceira tentativa a conexão foi feita. O cabo tinha uma largura de banda de em média duas palavras por minuto. A primeira mensagem transmitida através de cabos submarinos foi: “ Glória a Deus nas alturas, e na terra, paz e boa vontade aos homens”. Após algumas semanas de funcionamento o cabo falhou.

            Os cabos transocêanicos usados atualmente transmitem dados através da fibra óptica. Para dar a devida proteção, o cabo possui oito camadas de materiais:

(Fonte: www.tecmundo.com.br)
(Fonte: www.tecmundo.com.br)

            A primeira camada é de polietileno para dar resistência . A segunda camada é uma película de poliéster que confere resistência térmica ao cabo. A terceira camada é composta de fios de aço trançados . A quarta camada é feita de alumínio para evitar que água penetre nas fibras, a quinta camada é composta de um policarbonato com a mesma função. A sexta camada é um tubo de cobre cuja função é dar solidez a fibra. A sétima camada é uma pasta de petróleo para absorver impactos. A oitava camada é a fibra óptica. O cabo possui 7 cm de diâmetro e pesa 10 kg por metro.

            Os cabos transoceânicos devem ser colocados em uma região plana, logo, uma análise precisa do perfil topográfico do leito oceânico do percurso em que ele será implementado é realizada. Para a instalação, também é necessária a aprovação de órgãos ambientais, para evitar que o cabo não prejudique o ecossistema da região. Somente após a instalação ser completamente planejada e aprovada, o cabo poderá ser depositado no oceano.

A deposição do cabo no fundo do oceano acontece da seguinte forma: O cabo é inicialmente conectado a uma estação terrena. É na estação terrena onde os equipamentos responsáveis pelo recebimento do sinal óptico, bem como sua redistribuição estão localizados. Após o cabo ter sido devidamente conectado a estação terrena , uma embarcação especializada o transporta vagarosamente ao mar aberto. Inicialmente algumas boias são acopladas ao cabo para se certificar que esteja na posição correta e que sua descida seja controlada. Além da embarcação responsável por soltar o cabo, um equipamento submarino controlado remotamente auxilia a deposição correta do cabo no leito oceânico.

Fonte: (www.hudsonproject.com)
Fonte: (www.hudsonproject.com)

          Além do cabo em si, alguns sensores de atividade e amplificadores com intuito de monitoramento e melhoria de sinal, também são dispostos ao longo do caminho.

            O uso de cabos transôceanicos em conjunto com a tecnologia da fibra óptica revolucionou a maneira da sociedade se comunicar. O tempo de transmissão que era medido em minutos no período dos telégrafos, passou a ser medido em milissegundos na era da fibra óptica. Atualmente, existem 285 cabos transôceanicos implementados sendo o maior deles o SeaMeWe3 que possui 39 mil km de comprimento e conecta 32 países. Os cabos transôceanicos são responsáveis por 99% das transmissões de dados do planeta, sendo elas ligações internacionais, mensagens de texto e internet.

Fonte: (www.wikipedia.com)
Fonte: (www.wikipedia.com)

Texto por: Matheus W. Pretko

 Referências:

[1] TELECO, Cabos submarinos: Histórico. Disponível em: < http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialcsub/pagina_1.asp> Acesso em: 07 nov 2015.

[2] MENTALFLOSS, Ten facts about the internet’s undersea cables. Disponível em:   < http://mentalfloss.com/article/60150/10-facts-about-internets-undersea-cables> Acesso em: 07 nov 2015.

[3] TECMUNDO, Como a internet passa de um continente para outro ?. Disponível em: < http://www.tecmundo.com.br/internet/31311-como-a-internet-passa-de-um-continente-para-o-outro-.htm> Acesso em: 07 nov 2015.

[4] WIKIPEDIA, Cabo submarino. Disponível em:       <https://pt.wikipedia.org/wiki/Cabo_submarino> Acesso em: 07 nov 2015.

[5] ORANGE MARINE, Submarine cables installation stages. Disponível em: <http://marine.orange.com/en/Main-services/Cable-installation/Submarine-cables-installation-stages>. Acesso em: 07 nov 2015.

[6] NEWSWEEK, Undersea cables transports 99 percent of international data. Disponível em: <http://www.newsweek.com/undersea-cables-transport-99-percent-international-communications-319072>. Acesso em: 07 nov 2015.

Fonte da imagem de destaque: Site TecMundo; Mapa: veja todos os cabos de rede submarino no mundo; Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/internet/88583-mapa-veja-cabos-rede-submarinos-mundo.htm>. Acesso em: 01 jun 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *