Conectando o Mundo

Conectando o Mundo

            Mídias sociais, ligações telefônicas de baixo custo, videoconferências com família e amigos – esses são alguns exemplos de como a internet conecta pessoas de uma forma que nunca havia sido possível na história. Essa tecnologia só é possível devido à luz.

          Na década de 1960, Charles K. Kao, também conhecido como “O pai da Fibra Óptica”, foi premiado pela descoberta da fibra óptica como um meio de telecomunicação. Antes de seu estudo, acreditava-se que fibras de vidro eram inadequadas para a transmissão de informação. Porém, por meio das pesquisas de Kao e de seu time no Standard Telecommunications Laboratories, na Inglaterra, foi descoberto que o vidro de sílica de alta pureza era um material ideal para a comunicação óptica de longa distância. Em 2009, Kao recebeu o prêmio Nobel da Física, devido aos seus estudos em relação à transmissão de luz através das fibras ópticas.

         Mas o que é uma fibra óptica? Ela é um pedaço de vidro de sílica ou de material polimérico extremamente fino, transparente e flexível. Essa fibra nos permite transmitir sinais de luz através de longas distâncias com uma qualidade muito maior do que as obtidas por cabos metálicos, isso porque os sinais que passam por ela perdem menos informação do que pelos cabos, além de não serem afetadas por interferências eletromagnéticas.

         Além da telecomunicação, a fibra óptica também é usada como sensor em alarmes ou para medir temperatura e pressão, por exemplo. Existem também aplicações mais simples, como em células fotovoltaicas, para converter luz em eletricidade, além de seu uso decorativo, como em árvores de Natal.

Texto por: Alex Silva de Moraes

Referências:

<http://www.light2015.org/Home/WhyLightMatters/Connecting-the-World.html>, Acesso em: 10 out 2015.

Fonte da imagem de destaque: Site Olhar Digital. COMO FUNCIONA A FIBRA ÓPTICA?. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/noticia/como-funciona-a-fibra-optica/25764>. Acesso em: 12 jun 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *