O Big Bang

O Big Bang

            A busca por uma explicação da origem do nosso Universo não é recente. Há anos existe um debate no meio científico a respeito desse tema. A teoria mais aceita hoje em dia é a teoria do Big Bang, que se baseia, em partes, na teoria da relatividade de Einstein e nos estudos de Edwin Hubble e Milton Humason, que demonstraram que o nosso Universo não é estático.

         Em 1965, os cientistas Arno Penzias e Robert Wilson descobriram a radiação cósmica de fundo, um eco eletromagnético da origem do Universo, dando um maior suporte à teoria do Big Bang.

          Apesar de sua popularidade hoje em dia, o público não tem ideia do significado dessa teoria para a cosmologia.

           A radiação cósmica de fundo é o remanescente dos primeiros fótons – partículas de luz – que puderam viajar livremente pelo Universo. Ela foi liberada pouco tempo após o Big Bang. Com o tempo, ela tem se esfriado e enfraquecido consideravelmente; hoje em dia é detectada na faixa das micro-ondas.

           Essa radiação foi descoberta por acaso, quando os Penzias e Wilson – dois rádio-astrônomos – registraram um sinal em seu radiotelescópio que não poderia ser atribuído a nenhuma fonte precisa no céu. Aparentemente, o sinal vinha de todo lugar com a mesma intensidade; dia ou noite, verão ou inverno. Eles concluíram que o sinal deveria vir de fora da galáxia; mais além, da origem do Universo.

Texto por: Alex Silva de Moraes

Referências:

<http://www.brasilescola.com/geografia/big-bang.htm>. Acesso em: 27 set 2015.

<http://www.light2015.org/Home/CosmicLight/The-Big-Bang.html>. Acesso em: 27 set 2015.

Fonte de imagem de destaque: Site howstuffworks?. What Existed Before the Big Bang?. Disponível em:<https://science.howstuffworks.com/dictionary/astronomy-terms/before-big-bang.htm>. Acesso em: 19 jun 2019. /Créditos: XUANYU HAN/GETTY IMAGES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *