Luz e os Síncrotrons

Luz e os Síncrotrons

            A luz é um ingrediente essencial para as grandes pesquisas que utilizam síncrotrons e lasers de elétrons livres. Essas tecnologias são usadas para diversos estudos. Existem hoje mais de 60 síncrotrons e lasers de elétrons livres espalhados pelo mundo.

           Cientistas utilizam luz síncrotron para estudar uma diversa gama de assuntos, desde novos medicamentos e tratamentos de doenças, até tecnologias inovadoras.

        Sejam fragmentos de pinturas antigas ou estruturas de vírus desconhecidas, é possível estudar amostras com uma potência 10.000 vezes maior do que um microscópio tradicional.

           Síncrotrons estão entre os mais avançados equipamentos científicos e estão nos ajudando a estudar diversos temas, como energia, saúde, engenharia, paleontologia, etc.

           Na saúde, eles são usados para estudar estrutura de proteínas, já que isso é de extrema importância no entendimento da origem de doenças em um nível molecular.

              Eles também nos ajudam a trabalhar com desafios globais em energia, como a sua produção, utilizando fontes de energia renováveis, como biocombustíveis e energias solar e nuclear.

           Dentro da Engenharia, sua contribuição pode ser por meio do estudo detalhado de deformação e corrosão em equipamentos, por exemplo. Esse estudo é essencial no desenvolvimento de materiais de alto desempenho.

            Também é possível usar essa tecnologia na Paleontologia. Muitos fósseis são analisados com um microscópio de raios-X para enxergar seu interior sem precisar quebrá-los.

             Um estudo interessante trata do processo de cura de dinossauros. Neste estudo, os cientistas se aproveitam do fato de que os fósseis de dinossauros preservam evidências de traumas, doenças e sinais de cura. Assim, utilizando imagens obtidas por meio de uma luz síncrotron, eles foram capazes de analisar os fósseis sem destruí-los.

            Podemos perceber que a luz é de extrema importância hoje em dia. Sem ela, diversos estudos e tecnologias não seriam possíveis, e o avanço na ciência se tornaria mais difícil.

Texto por: Alex da Silva Moraes

Referências:

<http://www.light2015.org/Home/LearnAboutLight/Lightsources-of-the-world.html>, visitado em 06/09/2015.

<http://www.light2015.org/Home/LearnAboutLight/Lightsources-of-the-world/What-are-they-used-for-.html>, visitado em 06/09/2015.

<http://www.diamond.ac.uk/Home/News/LatestNews/07-05-14.html>, visitado em 06/09/2015.

 Foto de divulgação: Fapesp/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *