Uma breve história da luz

Uma breve história da luz

            Um estágio importante na evolução do Universo ocorreu cerca de 300.000 anos depois do Big Bang, quando a temperatura era baixa o suficiente para a formação de átomos neutros (cerca de 4000 Kelvin). Antes disso, existiam muitas partículas carregadas, de forma que a luz só conseguia viajar distâncias muito pequenas. Depois que os átomos foram formados, a luz podia viajar distâncias grandes. Na verdade, hoje em dia é possível detectar luz, na forma de micro-ondas, que tem viajado pelo Universo por cerca de 13 bilhões de anos.

            Um acontecimento mais importante para nós talvez seja a formação do Sol e do Sistema Solar, incluindo o nosso planeta – há cerca de 4,5 bilhões de anos. A Terra tem sido banhada pela luz do Sol desde então; ele é a nossa maior fonte de energia. Além disso, a luz o Sol nos aquece, provoca padrões climáticos, permite que as plantas produzam oxigênio e nos permite enxergar durante o dia.

             O uso da luz do Sol na fotossíntese, para produzir oxigênio e carboidratos a partir do dióxido de carbono e água, é um processo que foi aconteceu pela primeira vez há mais de dois bilhões de anos por cianobactérias. Elas criaram grandes quantidades de oxigênio na atmosfera, o que permitiu a evolução de vida que respira oxigênio. Hoje em dia, plantas usam a clorofila para alcançar o mesmo resultado, mantendo a atmosfera respirável.

            Obviamente, os seres humanos encontraram outras fontes de luz no decorrer da história. O primeiro deles foi o fogo: desde fogueiras até lâmpadas de querosene, que ainda são usadas em lugares em que não há eletricidade. Hoje em dia, a eletricidade é uma fonte de luz artificial, que se iniciou com a invenção da luz incandescente, por Joseph Swan e Thomas Edison.

           A humanidade também aprendeu como controlar a luz. O uso de espelhos e lentes para desviá-la, ou para ampliar imagens, data da pré-história. Dois exemplos de invenções recentes relacionadas a isso são os microscópios e telescópios, utilizando múltiplos espelhos e/ou lentes.

           Também podemos enviar luz de um lugar para o outro usando fibras ópticas. Elas nos permitem usar a luz para transmitir grandes quantidades de informação e explorar regiões que não temos acesso, como em sondas médicas ou endoscópios.

Texto por: Alex da Silva Moraes

Referências:

<http://www.light2015.org/Home/ScienceStories/A-Brief-History-of-Light.html>. Acesso em: 31/08/2015.

Fonte da Imagem: Site da Rádio Guanambi FM. Disponível em: http://guanambifm.com.br/governo-pode-rever-decreto-que-reduziu-subsidios-na-conta-de-luz/. Acesso em: 11/06/2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *