A luz em nossa vida

A luz em nossa vida

            Através da fotossíntese, a luz está na origem de toda a vida. Tecnologias que usam a luz, como, por exemplo, tomografia computadorizada, podem melhorar a qualidade de vida [1]. Além disso, existem fenômenos que envolvem a luz no nosso dia a dia, como o pôr-do-sol e o arco-íris [2].

            Grandes avanços nas tecnologias dependem do uso da luz. Um exemplo disso é imagem médica, que é o processo de criação de representações visuais do interior de um corpo para uma análise médica mais detalhada. Esse processo é geralmente usado em áreas como: neurociência, cardiologia, psiquiatria, entre outros; e aplicações comuns disso são: tomografia computadorizada, imagem por ressonância magnética e raios-X.

            Com a invenção do laser, há cerca de 50 anos, o papel da luz em procedimentos médicos tem crescido muito. Eles são extremamente importantes em dermatologia, oftalmologia e odontologia, por exemplo, devido à sua precisão e alta densidade de potência [1].

            Vemos, diariamente, o pôr-do-sol; fenômeno que está diretamente relacionado com a luz. Ele é um resultado da refração. A variação de cores que vemos durante este fenômeno é criada quando as partículas espalhadas pela atmosfera entram em contato com a luz do Sol. Como no final da tarde existem mais partículas espalhadas no ar do que durante a manhã, os pores-do-sol possuem cores mais radiantes do que os nasceres-do-sol [2].

            Outro fenômeno muito comum é o arco-íris. Ele também depende da refração, e acontece quando gotas de chuva se encontram com a luz do Sol. Cada gota de água funciona como um prisma, que espalha a luz de forma a dividir suas cores [3].

            Podemos perceber que a luz está em várias partes da nossa vida, não apenas no Sol em si ou nas lâmpadas, mas também em outros fenômenos e até mesmo na medicina, em técnicas de imagem e tratamento de doenças, por exemplo.

Texto por: Alex Moraes

Referências

[1] <http://www.light2015.org/Home/LearnAboutLight/Light-in-Life.html>, visitado em: 10/08/2015.

[2] <http://www.light2015.org/Home/LearnAboutLight/Light-in-Nature.html>, visitado em: 10/08/2015.

[3] <http://www.physicsclassroom.com/class/refrn/Lesson-4/Rainbow-Formation>, visitado em 10/08/2015.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *