Como funciona o Touch Screen?

Como funciona o Touch Screen?

       

     Antigamente só existiam aparelhos com os quais o único meio de interagir eram os botões. Nesta época um tipo de tecnologia na qual você poderia tocar na tela e a mesma responderia era algo que só existia em filmes de ficção científica. Não demorou muito e a ciência evoluiu a este ponto, mas você sabe como funciona a tela de aparelhos modernos como Smartphone ou tablet? Primeiro vamos começar definindo o que significa Touch screen, em poucas palavras é uma tela sensível, com a qual podemos interagir com o toque e ela responderá como se tivéssemos clicado nos objetos mostrados por ela. Existem vários tipos de telas touch screen, as mais usadas são as resistivas, as capacitivas e as infravermelhas.

            A tela resistiva é confeccionada com três camadas bem finas, sendo uma resistiva e a outra de vidro normal recoberto por uma camada de metal condutor. A camada resistiva é separada da camada condutora por espaçadores, e uma corrente elétrica de baixa intensidade passa entre essas duas camadas. Quando se toca a tela, as duas camadas encostam-se, e o dispositivo sente a mudança de campo elétrico naquele ponto e envia suas coordenadas para o computador, que utiliza um programa específico que as traduz e transforma o toque em um comando.             

Na tela capacitiva existe uma camada que acumula as cargas sobre a placa de vidro do monitor. Deste modo, quando o usuário toca a placa, algumas destas cargas são transferidas para o dedo. Assim, as cargas que saem da placa capacitiva acabam criando uma falta importante. Um captor é o responsável por determinar as coordenadas do ponto tocado. Esse tipo de tela não detecta o toque quando o usuário esta usando luvas.

            O touch screen infravermelho é feito de uma placa de vidro na qual emissores (LEDs) e receptores infravermelhos (transdutores) são posicionados ao longo dos eixos horizontais e verticais. Refletores também são instalados sobre o vidro e enviam de volta um sinal elétrico originado de um transdutor para o outro. Quando há interrupção de algum desses raios devido a um evento de toque, o receptor, não recebendo o raio infravermelho, informa as coordenadas x e y e localiza o toque.

            O avanço da ciência tem facilitado a vida de todos, desde a ascensão dos botões até aparelhos com touch screen, resta imaginar e aguardar o que o futuro nos reserva.

Texto por: Diana Navroski

Referências: 

MENDES, Mariane. TOUCH SCREEN. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/fisica/touch-screen.htm>. Acesso em: 27 jul. 2015.

 ASSIS, Pablo de. Como funcionam as telas sensíveis ao toque (touch screen). Disponível em: <http://www.tecmundo.com.br/projetor/2449-como-funcionam-as-telas-sensiveis-ao-toque-touch-screen-.htm>. Acesso em: 27 jul. 2015.

GRASEL, Grasiel Felipe. Como funciona o touch screen? Disponível em: <http://www.oficinadanet.com.br/post/13740-como-funciona-o-touch-screen>. Acesso em: 27 jul. 2015.

DESCONHECIDO. Entenda como funciona o touchscreen. 2014. Disponível em: <http://olhardigital.uol.com.br/noticia/entenda-como-funciona-o-touchscreen/45436>. Acesso em: 27 jun. 2015.

 STEINER, Barbara. O que é a tecnologia Touchscreen e como funciona. Disponível em: <http://www.ssbrasil.com.br/blog/tecnologia_touchscreen/>. Acesso em: 27 jul. 2015.

ALMEIDA, Rudá. Conheça os tipos de Touchscreen e suas diferenças. 2011. Disponível em: <http://www.tambotech.com.br/mobile/conheca-os-tipos-de-touchscreen-e-suas-diferencas/>. Acesso em: 27 jul. 2015.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *