Prêmio Nobel em Física – 2013

Prêmio Nobel em Física – 2013

Peter Higgs, Francois Englert; Fonte: site Nobel Prize.


   No ano de 1964, Peter Higgs e Francois Englert propuseram, independentemente, uma teoria para explicar como partículas subatômicas adquirem massa. Essa teoria consistia na existência de um campo, conhecido como campo de Higgs, que interage com certos tipos de partículas, os bósons, fazendo com que eles passem a ter massa. Esse campo possui uma partícula relacionada a ele, o bóson de Higgs. Apenas 48 anos depois foram encontradas evidências suficientes para dar suporte a essa teoria. Assim, no ano de 2013, o Prêmio Nobel de Física foi concedido em conjunto à Englert e Higgs “pela descoberta teórica de um mecanismo que contribui para nossa compreensão da origem da massa de partículas subatômicas, e que recentemente foi confirmada através da descoberta da prevista partícula fundamental, pelos experimentos ATLAS e CMS no Large Hadron Collider (LHC) do CERN. “

   O bóson de Higgs ficou muito conhecido pelo nome de “God Particle”, que é traduzido, às vezes, como Partícula-Deus e, outras vezes, como Partícula de Deus. Esse nome foi dado pelo físico Leon Lederman em seu livro intitulado “A partícula de Deus: se o Universo é a resposta, qual é a pergunta?” Ele deu esse nome pois achava que a partícula tinha um papel tão central na física que decidiu dar-lhe um apelido. O título original de seu livro era “A partícula amaldiçoada” (The goddam particle), porém seu editor não o permitiu publicar o livro com este título.

   Para entender a importância de sua descoberta, deve-se primeiro entender o que é um bóson de gauge. Ele é um bóson, ou seja, uma partícula com spin inteiro. Partículas elementares interagem entre si por meio da troca de bósons de gauge. Esses bósons, segundo previsões teóricas, não deveriam ter massa. Porém, dados experimentais mostram um valor de massa não nulo para esses bósons. Para resolver esse conflito, Higgs e Englert propuseram o chamado mecanismo de Higgs, em que existe um campo (de Higgs) que permeia todo o Universo. Como qualquer outro campo, quando ele recebe energia suficiente, ele é excitado e cria uma partícula – o bóson de Higgs – que, ao interagir com outras partículas elementares, transfere energia na forma de massa para essas partículas. Assim, quanto maior for a interação entre o bóson de Higgs e a partícula, maior será a massa dessa partícula.

   Em suma a importância da partícula de Deus é que esta seria capaz de unir todas as partículas conhecidas da matéria (férmions) e os transportadores das forças que agem sobre elas (bósons). Com isso poderíamos resolver vários problemas ainda existentes na física. Ainda se necessita de estudos em cima desta descoberta que levará um bom tempo para entrar em prática, aprimorando consideravelmente a compreensão que temos do Universo.

Autor do Texto: Desconhecido.

Revisado por: Sanderson Carlos Ribeiro.

Referências:

NOBELPRIZE.ORG. The Nobel Prize in Physics – 2013. Disponível em: < https://www.nobelprize.org/prizes/physics/2013/summary/ >Acesso em: 23 de março de 2019.

Focus: Nobel Prize – Why Particles Have Mass. Disponível em: <http://physics.aps.org/articles/v6/111>. Acesso em: 25 de março de 2019.

NOBELPRIZE.ORG. Peter Higgs – Facts. Disponível em: <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/2013/higgs-facts.html>. Acesso em: 25 de março de 2019.

THE GUARDIAN. Anything but the God particle. Disponível em: <http://www.theguardian.com/science/blog/2009/may/29/why-call-it-the-god-particle-higgs-boson-cern-lhc>. Acesso em: 25 de março de 2019.

THE GUARDIAN. Father of the ‘God Particle’. Disponível em: <http://www.theguardian.com/science/2008/jun/30/higgs.boson.cern/print>. Acesso em: 25 de março de 2019.

SILVA, Débora. Entenda o Bóson de Higgs e a partícula de Deus. Disponível em: <https://www.estudopratico.com.br/boson-de-higgs/>. Acesso em: 25 mar. 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *