Prêmio Nobel em Física – 2014

Prêmio Nobel em Física – 2014

Isamu Akasaki, Hiroshi Amano, Shuji Nakamura; Fonte: site Nobel Prize.


   O Prêmio Nobel em Física de 2014 foi concedido em conjunto aos pesquisadores japoneses Isamu Akasaki (1/3 do prêmio), Hiroshi Amano (1/3 do prêmio) e Shuji Nakamura (1/3 do prêmio) “pela invenção de diodos emissores de luz azuis eficientes que permitiram fontes de luz branca brilhantes e que economizam energia”, ou o comumente chamado LED azul. “No espírito de Alfred Nobel, o prêmio reconhece uma invenção de grande proveito para a humanidade; com o uso do LED azul, a luz branca pôde ser criada de uma nova forma. Com o advento de lâmpadas de LED hoje temos alternativas mais duradouras e eficientes às antigas fontes de luz. Sua invenção foi revolucionária. Lâmpadas incandescentes iluminaram o século XX. O século XXI será iluminado por lâmpadas LED.”, declarou o comunicado do comitê do Nobel no instituto Karolinska, em Estocolmo, na Suécia.

   Os LEDs vermelhos e verdes estão disponíveis para indústria desde os anos 1960, no entanto, sem o componente azul, eles não podiam ser transformados em luz branca e, por isso, esse tipo de energia não podia ser usado na iluminação comum. Foi em meados de 1990, com a criação e produção do LED azul pelos três cientistas, que teve início uma grande transformação na área da iluminação. A combinação dos três tipos de LEDs permitiu, então, a emissão da luz branca, que são conhecidos como LEDs RBG (red, blue e green).

   O LED é um diodo semicondutor (junção P-N) que quando é energizado emite luz visível – por isso LED (Diodo Emissor de Luz) . A luz não é monocromática como em um laser (entenda mais sobee lasers acessando o nosso blog, no texto laser ou loser, mas consiste de uma banda espectral relativamente estreita e é produzida pelas interações energéticas do elétron. A cor, portanto, depende do cristal e da impureza de dopagem com que o componente é fabricado. O LED que utiliza o Arsenieto de Gálio emite radiação infravermelhas. Dopando-se com fósforo, a emissão pode ser vermelha ou amarela, de acordo com a concentração. Utilizando-se Fosfeto de Gálio com dopagem de nitrogênio, a luz emitida pode ser verde ou amarela. Akasaki, Amano e Nakamura conseguiram criar o LED azul a partir do Nitreto de Gálio dopados com Magnésio e Silício.

   Esta invenção foi um feito extraordinário que permitiu chegar a luz LED branca, possibilitando que a tecnologia se popularizasse. Apesar de ter demorado cerca de 30 anos para ser criado com sucesso em laboratório, o LED azul se tornou precursor daquilo que seria um dos maiores avanços sustentáveis para a humanidade, o LED branco.

Autor do Texto: Alaíne Gomes.

Revisado por: Sanderson Carlos Ribeiro.

Referências:

GARCIA, Rafael. Japoneses inventores dos leds azuis ganham o nobel de física. Disponível em: < https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2014/10/1528599-japoneses-inventores-dos-leds-azuis-ganham-o-nobel-de-fisica.shtml >. Acessado em: 01 de setembro de 2015.

NOBELPRIZE.ORG. The Nobel Prize in Physics – 2014. Disponível em: < https://www.nobelprize.org/prizes/physics/2014/summary/ >. Acesso em: Acesso em: 25 mar. 2019.

ALVES, Paulo. LED azul ou LED vermelho? Entenda a diferença e saia do ‘escuro’. Disponível em: < https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/10/led-azul-ou-led-vermelho-entenda-diferenca-e-saia-do-escuro.html >. Acesso em: Acesso em: 25 mar. 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *