A aerodinâmica dos automóveis

A aerodinâmica dos automóveis

 

   No século XVIII, durante a Revolução Industrial, foram projetados vários modelos de locomoção, a fim de reduzir o tamanho das grandes máquinas a vapor para um veículo menor. Um dos primeiros projetos com essa ideia, foi do francês Joseph Cugnot, cujo veículo era semelhante a um trator e chegava a 14 km/h. Conforme a indústria automobilística trabalhava para aumentar a velocidade dos meios de locomoção, percebeu-se que a estrutura do veículo influencia em seu rendimento [1].

   A fim de melhorar o formato da carroceria para que o carro rendesse mais, foram levados em consideração os fenômenos físicos das forças de arrasto e atrito. Esses conceitos estão diretamente ligados ao estudo da aerodinâmica. A aerodinâmica está inserida na área de mecânica dos fluidos, a qual estuda o comportamento de fluidos em estado estático e dinâmico, assim como o escoamento do ar sobre os veículos e seus efeitos [2,3].

   O estudo da aerodinâmica de um objeto é importante, pois o escoamento do ar influencia fortemente no arrasto sobre os veículos e em determinadas situações, deseja-se aumentar a intensidade dessa grandeza ou diminuí-la. A força de arrasto aerodinâmico aumenta conforme o veículo atinge maiores velocidades e, por conta disso, os automóveis modernos são adaptados com sistemas aerodinâmicos [2,3,4].

   Os objetivos desses sistemas são diminuir o arrasto e o ruído do vento, minimizando a emissão de ruído, evitando forças indesejáveis e outras causas de Instabilidade aerodinâmica em altas velocidades. Existem algumas especulações sobre o acidente envolvendo Ayrton Senna, que teria falecido em consequência de um problema relacionado a aerodinâmica do seu carro, Willians [2,3].

   Atualmente a eficiência dos carros é estudada por modelos de computador e testes de túnel de vento, e a fim de obter resultados mais precisos, as baterias nos túneis são equipadas com estradas de rolamento, um pavimento móvel para a secção de trabalho que se move com a mesma velocidade que o fluxo de ar. Dessa forma, é possível calcular o coeficiente de arrasto, e seu ganho em sustentação, que é a classificação utilizada para definir a suavidade aerodinâmica do carro [2,3].

   Em relação aos carros populares, alguns hábitos podem ajudar na aerodinâmica do veículo. Como evitar viajar com os vidros abertos, pois as simulações em túneis de vento são realizadas com janelas fechadas; sempre observar a parte de baixo do carro, pois alguma peça solta pode causar uma resistência desnecesśaria ao ar, e o mais importante, manter os pneus calibrados e as rodas balanceadas, pois o carro pode trepidar (balançar) em velocidades mais altas [3,4].

Autora: Rafaela Choqueti Camargo de Meira. 

Referências

[1] HOMA, J. M. Aerodinˆamica e Teoria de Voo. 29 ed. [s.l.]. Editora ASA, 2008.

[2] HALLIDAY, D. et al. Fundamentos de Física. 5 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004. v. 2

[3] DESCONHECIDO, A. Entenda como é e como funciona a aerodinâmica do carro. Disponível em: https://loucosporcarro.com.br/aerodinamica-do-carro/. Acesso em: 15/08/2022.

[4] BORGES, R. A importância da aerodinâmica dos carros. Disponível em: https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/importancia-aerodinamica-carros/. Acesso em 15/08/2022.

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