Roteiro Experimental

Resumo:

Devido ao avanço no entendimento do eletromagnetismo foi possível elaborar e construir os instrumentos musicais modernos. O intuito deste experimento é a realização de uma prática de conceitos como a Lei de Faraday-Lenz, circuitos elétricos, movimento oscilatório e ondas sonoras.

 

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Plano de aula

Resumo:

Experiências manuais e interativas são essenciais para o desenvolvimento da curiosidade e conhecimento científico dos alunos. Dessa forma, o presente plano de aula propõem um método de ensino baseado na construção de um instrumento musical de baixo custo. Com esse instrumento de corda, o baixo, são explicados conceitos da acústica, como o som, frequência e ressonância. O instrumento conta com um circuito elétrico, possibilitando a investigação da sua interação com caixas de som e saídas de áudios, bem como, formas de um microfone.

Autor: Gabriel Vinicius Mufatto.

 

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Roteiro Experimental

Resumo:

O canhão magnético é um experimento educativo que ilustra princípios fundamentais da física, como magnetismo, conservação de energia e dinâmica de colisões. Este dispositivo foi inspirado pelo trabalho do físico norueguês Kristian Birkeland, que inicialmente buscou desenvolver um canhão para fins bélicos. No entanto, a proposta deste canhão magnético se afasta desse propósito militar, focando na educação e na divulgação científica. Utilizando materiais acessíveis, como um cano de PVC e ́ımãs de neodímio, o canhão magnético acelera esferas metálicas por meio de campos magnéticos, proporcionando uma experiência prática e envolvente para os alunos.

Autora: Cassandra Trentin.

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Plano de aula

Resumo:

Muitas vezes, o estudo da Física se torna desinteressante para os alunos justamente por não observarem a mesma na prática. Cabe aos professores melhorar sua metodologia de ensino para que os estudantes se sintam mais interessados em buscar a ciência e, consequentemente, aprender mais e obter uma formação de qualidade. Uma forma de aprimorar isso, é introduzir aulas práticas de Física às escolas, com experimentos de baixo custo como o canhão magnético. O objetivo principal desse trabalho, é auxiliar professores a obter uma visão prática sobre a Física, aperfeiçoando suas aulas e garantindo um ensino mais eficaz aos alunos.

Autora: Ana Julia Maximowski.

 

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Roteiro Experimental

Resumo:

A eletrônica em seus componentes fundamentais, fornece uma ampla variedade de curiosos experimentos e circuitos com funcionalidades. Cada componente possui a sua função, e o que o caracteriza é justamente os fenômenos físicos relacionados ao material utilizado no fabrico desse componente. A Física do estado sólido busca estudar os fenômenos físicos e propriedades presentes na matéria e principalmente nos cristais pois em sua maioria possuem uma estrutura uniforme.

 

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Plano de aula

Resumo:

Neste trabalho apresentamos um roteiro para ajudar na hora da preparação da aula que será ministrada utilizando o experimento que acompanha este, serão discutidos alguns tópicos sobre componentes eletrônicos levando em conta seus funcionamentos e suas utilidades. Para instigar a curiosidade dos alunos propõe-se o uso do componente LDR durante a prática da atividade.

Autor: Ricardo Gonzatto Rodrigues.

 

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Roteiro Experimental

Resumo:

O Controle Remoto Rudimentar é um experimento que permite a fácil visualização de importantes fenômenos eletromagnéticos e o princípio básico por trás do funcionamento de aparelhos que funcionam sem fio.

 

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Plano de aula

Resumo:

O trabalho a ser realizado propõe o uso de uma atividade experimental previamente elaborada pelo grupo PET-Física como metodologia de ensino. O experimento denominado “Controle remoto rudimentar” visa a demonstração de fenômenos aplicados ao eletromagnetismo. E aconselhável, para um melhor aproveitamento deste experimento, que os alunos possuam conhecimento prévio sobre eletromagnetismo, para que apenas sejam aprofundados. Entre eles estão: Campo Magnético, Corrente Elétrica e a Lei de Indução de Faraday-Lenz. Com este experimento visa-se estimular a curiosidade dos alunos para os fenômenos eletromagnéticos estudados.

Autor: Fernanda Barbieri de Lara.

 

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Roteiro Experimental

Resumo:

Neste experimento de baixo custo foi proposto um método para determinação da constante de Planck usando LEDs. Usando um aparato simples com um circuito elétrico para que se possa conduzir corrente elétrica até o diodo, é possível acendê-lo, tendo em vista que esta tensão pode ser relacionada com a energia que os elétrons perdem ao passar por este diodo. Neste caso, a energia perdida é na forma de fótons. Assim, neste experimento, foi montado um circuito capaz de medir o valor 0 para LEDs com diferentes valores de λ, podendo posteriormente se determinar a constante de Planck tanto algebricamente quanto graficamente.

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Plano de aula

Resumo:

O presente plano de aula propõe um ensino em que possa ser empregado o uso de um experimento de baixo custo para explicar melhor os conceitos de física O experimento abordado neste projeto de ensino se chama Medidor da Constante de Planck e proporciona a determinação desta de um modo simples e eficiente. Neste planejamento, os conteúdos abordados possuem relações diretas com a Física moderna, ao tratar da quantização da energia expressa pela constante de Planck. Com a prática experimental, os alunos ir ̃ao adquirir habilidades de medição de grandezas ao utilizar de multímetros do tipo digitais para determinar a voltagem do aparato experimental em cada caso. O método de avaliação envolve a determinação da constante em diferentes cores de LEDs pelos alunos, ou seja, a participação destes durante a aula prática será de fundamental importância para que sejam avaliados de acordo com o conteúdo que será disposto em sala de aula pelo professor. 

Autor: Sanderson Carlos Ribeiro.

 

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Roteiro Experimental

Resumo:

O eletroscópio é um instrumento muito célebre que permite uma abordagem física sobre os fenômenos envolvidos com as cargas elétricas. Visamos o beneficio no ensino do processo físico construindo tal experimento utilizando materiais de baixo custo e buscando uma abordagem investigativa para despertar indagações sobre o conhecimento científico amplo.

 

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Plano de Aula

Resumo:

O trabalho a ser realizado diz respeito ao uso de uma atividade experimental previamente elaborada pelo GPET-Física como metodologia de ensino. O experimento denominado “Eletroscópio” visa a demonstração de fenômenos relacionados à eletrostática. É aconselhável, para um melhor aproveitamento deste experimento, que os alunos possuam conhecimento prévio sobre alguns conceitos relacionados a eletrostática, para que durante o processo de investigação na realização do experimento os alunos consigam participar. Entre estes conceitos estão: Princípios da Eletrostática, carga elétrica, condutores e isolantes, processo de eletrização por indução. Com este experimento pode-se estimular a curiosidade e incentivar o processo de pesquisa científica aos alunos.

Autor: Matheus Meoquior da Fonseca.

 

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Roteiro Experimental

Resumo:

A Garrafa de Leyden é um tipo de capacitor cilíndrico que armazena energia em um campo elétrico, gerado a partir diferença de potencial eletrostático. Desde o século XVIII, ela tem sido amplamente utilizada em demonstrações publicas das propriedades da eletricidade devido à sua acessibilidade e versatilidade em experimentos. A Garrafa de Leyden continua a desempenhar um papel crucial no ensino de física, proporcionando aos alunos uma experiência prática, educativa e imersiva. Portanto, este roteiro descreve como construir uma Garrafa de Leyden usando materiais acessíveis e de baixo custo (pote cilíndrico, papel alumínio, fios de cobre, fita isolante, entre outros); o equipamento pode ser carregado tanto por geradores eletrostáticos, quanto por eletrização por atrito.

 

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Plano de Aula

Resumo:

Esta aula tem como objetivo proporcionar aos alunos uma compreensão prática do conceito de capacitância e do funcionamento dos capacitores por meio da construção de uma Garrafa de Leyden. Utilizando materiais simples e de baixo custo, os alunos irão explorar a capacidade do dispositivo de armazenar e liberar energia elétrica, bem como o fenômeno de polarização de cargas. A atividade inclui a comparação entre a Garrafa de Leyden e capacitores modernos, incentivando a análise crítica e a aplicação dos princípios físicos estudados. A avaliação será baseada na participação, resolução de problemas em grupo e em um questionário individual, onde os alunos relatarão o processo de construção e os conceitos envolvidos.

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Roteiro Experimental

Resumo:

O desenvolvimento do experimento ”Gerador Caseiro” é uma abordagem educativa que explora conceitos fundamentais do eletromagnetismo de forma prática e acessível. Esse experimento oferece uma oportunidade de inserir conceitos de física, que muitas vezes podem parecer abstratos, de maneira descomplicada para os alunos. Ele instiga os estudantes a aprender mais sobre a física no cotidiano e a entender como ela se relaciona diretamente com o experimento.

 

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Plano de Aula

Resumo:

O trabalho a ser realizado propõe o uso de uma atividade experimental previamente elaborada pelo GPET-Física como metodologia de ensino. Os experimentos denominados “Gerador Caseiro” visa a demonstração de fenômenos eletromagnéticos, como a indução de corrente elétrica a partir da variação do fluxo do campo magnético no tempo, princípio de funcionamento de motores elétricos. Para um melhor aproveitamento do experimento, _e importante que os alunos possuam conhecimento prévio sobre conceitos físicos como corrente elétrica, campo elétrico e magnético e propriedades básicas dos imãs. Com esta aula, acompanhada pelo experimento, pode-se estimular a curiosidade e gerar debates quanto ao funcionamento dos geradores e motores elétricos, equipamentos indispensáveis em nosso dia a dia.

 

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Roteiro Experimental

Resumo:

A surpreendente aparição de uma corrente elétrica na variação de um ´imã permanente sobre uma bobina é sem contrastes, uma fenomenal descoberta na física. O chamado de indução eletromagnética, é a base do funcionamento de transformadores, alternadores, dínamos, indutores, e muitos tipos de motores elétricos, geradores e solenoides. Suas aplicações são inúmeras, na prática, quase todos os equipamentos eletroeletrônicos utilizam o fenômeno da indução, seja para gerar uma corrente contínua, como nos dínamos, ou uma corrente alternada, como nos geradores. Desde modo, este experimento visa, através do baixo custo, demonstrar este fenômeno.

 

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Plano de aula

Resumo:

A surpreendente aparição de uma corrente elétrica na variação de um ímã permanente sobre uma bobina é sem contrastes, uma fenomenal descoberta na física. O chamado de indução eletromagnética, é a base do funcionamento de transformadores, alternadores, dínamos, indutores, e muitos tipos de motores elétricos, geradores e solenoides. Suas aplicações são inúmeras, na prática, quase todos os equipamentos eletroeletrônicos utilizam o fenômeno da indução, seja para gerar uma corrente contínua, como nos dínamos, ou uma corrente alternada, como nos geradores. Desde modo, esta aula visa abordar os conteúdos previstos de forma didática, assim como tornar os alunos capazes de construir mecanismos úteis, por meio da experimentação, de forma com que estes compreendam a importância dos conceitos a serem estudados devido à grande relevância que os mesmos têm no seu dia-a-dia.

Autor: Bruno Belin Dal Santos.

 

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Roteiro Experimental

Resumo:

O Levitron, é um brinquedo bem difundido que traz uma intrigante abordagem física sobre a levitação magnética em dipolos de ´imãs permanentes, onde através deste procura-se relatar uma simples e concreta explicação das fenomenologias envolvidas no processo de levitação. E por meio de materiais com baixo custo, visamos elaborá-lo a fim de trazer benefícios no ensino do processo físico envolvido, sobretudo no despertar da investigação de processos que envolvem conceitos semelhantes, desta forma abrangendo o conhecimento científico.

 

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Plano de aula

Resumo:

E essencial a compressão inicial dos alunos sobre os fenômenos magnéticos, para posteriormente serem trabalhados conteúdos mais elaborados que envolvam estes conceitos iniciais. Desta forma, o trabalho a ser realizado propõe o uso de uma atividade experimental previamente elaborada pelo GPET-Física como metodologia de ensino. O experimento denominado “LEVITRON” se difundiu como um brinquedo e trouxe uma intrigante abordagem física sobre a levitação magnética em dipolos de ímãs permanentes. Com este experimento, procuramos relatar uma simples e concreta explicação das fenomenologias magnéticas envolvidas no processo de levitação buscando desta forma despertar o interesse dos alunos na aprendizagem dos conteúdos específicos da aula e levando os mesmos à investigação de processos que envolvem conceitos semelhantes, que poderão abranger o conhecimento científico.

Autor: Bruno Belin Dal Santos.

 

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Roteiro Experimental

Resumo:

O motor elétrico é um dos dispositivos mais presentes em nosso dia a dia, que consiste em um aparelho que converte energia elétrica em mecânica, nos possibilitando realizar trabalho a partir da geração de energia elétrica. Este experimento serve de suporte didático ao professor, para encaixar o conteúdo no dia a dia do aluno bem como na exibição de conceitos de física de forma mais prática.

 

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Plano de aula

Resumo:

Este projeto consiste da criação e prática da construção de um protótipo de motor funcional a partir da utilização de corrente elétrica para geração do movimento do motor, podendo ser utilizado de três maneiras distintas sendo estas de escolha do professor: Demonstrativo, apenas para ilustrar o conteúdo abordado em sala de aula, experimental, onde se tem o objetivo de construção do protótipo e em forma de feira de ciências de qualquer dimensão. Este projeto destina-se a prática dos conteúdos do terceiro ano do ensino médio como lei de Ampere, corrente elétrica e motores, podendo ser uma ótima ferramenta ilustrativa ao que tange a prática em sua extrema aplicação, não a nada mais prático e de comum utilização do aluno que um motor elétrico para esclarecer os conteúdos aqui propostos. Este protótipo pode ser visto em diferentes níveis de complexidade, desde a utilização de uma pilha com um condutor e um imã extremamente simples, até a utilização da rede elétrica publica para mover um motor de real, sendo a escolha do projeto feita pelo docente. O arquivo (Roteiro experimental) em anexo a este plano de aula e simples, mas, de grande impacto didático.

Autor: Gabriel Grube dos Santos.

 

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Roteiro Experimental

Resumo:

Um pêndulo eletrostático é uma ferramenta simples e acessível que permite explorar fenômenos relacionados às cargas elétricas. Ao utilizar materiais de baixo custo, esse experimento pode ser utilizado no ensino de física de forma investigativa, incentivando a curiosidade científica e promovendo questionamentos sobre o comportamento das cargas elétricas.

Autor: Vinicius Przygocki.

 

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Plano de aula

Resumo:

O aumento do desinteresse dos alunos pelo estudo da Física deve-se, em grande parte, à dificuldade em abstrair e correlacionar os conteúdos abordados em sala com o cotidiano. Como agentes primários do processo de ensino-aprendizagem, cabe aos professores minimizar a deficiência na formação acadêmica dos alunos. A instrumentação para o ensino de Física é uma metologia de ensino que promove a participa ̧c ̃ao plena dos alunos, fazendo usufruto de experimentos que podem ser construídos com materiais do dia a dia. Nesse contexto, o presente plano de aula propõe formas de utilizar um pêndulo eletrostático de baixo custo durante as aulas de Física. Com o auxílio de atividades experimentais colaborativas e teóricas, visa-se aumentar a compreensão dos estudantes sobre assuntos relacionados à eletrostática (interação entre cargas elétricas, força colombianas, entre outros) e despertar o interesse pelo estudo da Física.

Autor: Gabriel Vinicius Mufatto.

 

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Roteiro Experimental

Resumo:

O Transmissor FM, é um brinquedo bem difundido que traz uma intrigante abordagem física sobre a propagação de ondas mecânicas, ou seja, ondas sonoras, buscando relatar uma simples e concreta explicação das fenomenologias envolvidas nos dispositivos de rádios, televisões e entre outros. E por meio de materiais com baixo custo, visamos elaborá-lo a fim de trazer benefícios no ensino do processo físico envolvido, sobretudo no despertar da investigação de processos que envolvem conceitos semelhantes, desta forma abrangendo o conhecimento cientifico.

 

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Plano de aula

Resumo:

O trabalho a ser realizado propõe o uso de uma atividade experimental previamente elaborada pelo grupo PET-Física como metodologia de ensino. O experimento denominado “Transmissor FM” visa a demonstração de fenômenos aplicados ao eletromagnetismo. É aconselhável, para um melhor aproveitamento deste experimento, que os grupos de alunos possuam conhecimento prévio sobre eletromagnetismo, para que apenas sejam aprofundados. Entre eles estão: Resistores, Capacitores, Transistores e Espectro Eletromagnético. Com este experimento visa-se estimular a prática experimental, o trabalho em equipe e incentivar a curiosidade dos alunos para os fenômenos.

Autor: Lhonidas de Senna Junior.

 

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Roteiro Experimental

Resumo:

O trem eletromagnético traz uma abordagem interessante de conceitos físicos, uma vez que por meio deste é possível abordar fenômenos importantes do eletromagnetismo, como Campo Magnético, Corrente Elétrica e Lei de Indução de Faraday-Lenz. Com este experimento espera-se estimular curiosidades e gerar debates quanto ao funcionamento de equipamentos que utilizam conceitos relacionados com os presentes no experimento, compreendendo que devido aos avanços tecnológicos estes encontram-se cada vez mais presentes em nosso cotidiano.

 

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Plano de Aula

Resumo:

O trabalho a ser realizado propõe o uso de uma atividade experimental previamente elaborada pelo grupo PET-Física como metodologia de ensino. O experimento denominado “Trem Eletromagnético” visa a demonstração de fenômenos aplicados ao eletromagnetismo. E aconselhável, para um melhor aproveitamento deste experimento, que os alunos possuam conhecimento prévio sobre eletromagnetismo, para que apenas sejam aprofundados. Entre eles estão: Campo Magnético, Corrente Elétrica e a Lei de Indução de Faraday-Lenz. Com este experimento pode-se estimular a curiosidade e gerar debates quanto ao funcionamento do equipamento, o que fará com que o aluno compreenda algo que devido aos avanços tecnológicos encontram-se com a tendência de estarem cada vez mais presentes em nosso cotidiano.

Autor: Matheus Vieira Camargo Ramos.

 

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Roteiro Experimental

Resumo:

Devido ao avanço no entendimento do eletromagnetismo foi possível elaborar e construir os instrumentos musicais modernos. O intuito deste experimento é a realização de uma prática de conceitos como a Lei de Faraday-Lenz, circuitos elétricos, movimento oscilatório e ondas sonoras.

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Plano de Aula

Resumo:

Experiências manuais e interativas são essenciais para o desenvolvimento da curiosidade e conhecimento científico dos alunos. Dessa forma, o presente plano de aula propõem um método de ensino baseado na construção de um instrumento musical de baixo custo. Com esse instrumento de corda, o baixo, são explicados conceitos da acústica, como o som, frequência e ressonância. O instrumento conta com um circuito elétrico, possibilitando a investigação da sua interação com caixas de som e saídas de áudios, bem como, formas de um microfone.

Autor: Gabriel Vinicius Mufatto.

 

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