O Fim de Todas as Coisas: Segundo a Astrofísica

O Fim de Todas as Coisas: Segundo a Astrofísica

 

Autora: Katie Mack

Ano de publicação: 2022

Gênero: Divulgação científica (Astrofísica e Cosmologia)

 

   O Fim de Todas as Coisas: Segundo a Astrofísica, escrito pela cosmóloga Katie Mack, nos convida a refletir sobre o destino do Universo e as possibilidades de como ele pode acabar definitivamente. Com uma linguagem acessível e descontraída, o que torna seu livro interessante e descomplicado para os mais leigos, a autora conta sobre teorias avançadas da cosmologia e como realmente pode ser o fim do Universo.   A obra aborda quatro hipóteses mais estudadas do fim do Universo, chamadas ironicamente pela escritora de “Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse”, que são: Morte Térmica (Heat Death), Big Crunch, Big Rip, Decaimento do Vácuo e o Ricochete (Bounce).

   A primeira hipótese a ser explorada é a Morte Térmica, onde o Universo se expande infinitamente até que a matéria se dissipe, as estrelas se apaguem, e reste apenas o vazio profundo de um Universo frio e escuro. Seguidamente é abordado sobre o Grande Colapso (Big Crunch), teoria onde a gravidade domina a expansão e a reverte, contraindo tudo que há no Universo em um único ponto infinitamente denso e quente, como se fosse um Big Bang (teoria em que o Universo surge de uma grande expansão, originada em um ponto extremamente denso e quente) ao contrário.

   O terceiro cenário a ser abordado certamente é o mais dramático, o Grande Rasgo (Big Rip). Essa teoria afirma que o Universo seria rasgado, impulsionado por energia escura descontrolada que acelera a expansão do universo de forma tão agressiva que rompe com tudo, desde átomos a galáxias. Por fim, a última hipótese, chamada comumente apenas de Decaimento do Vácuo, trata do surgimento de um aglomerado, chamado de “bolha”, de um novo estado fundamental do espaço que se expande à velocidade da luz, destruindo a física que conhecemos e tudo que estiver em seu caminho.

   Cada um desses cenários é explorado em capítulos curtos, que contém muitas informações e curiosidades históricas sobre descobertas astronômicas e a evolução da cosmologia. A autora intercala, ao longo de sua escrita, informações científicas com observações filosóficas, lembrando o leitor que, apesar da vastidão do Universo, a jornada humana é de grande importância. Essa dualidade de conceitos científicos e percepções humanas é ideal para aqueles que se interessam por uma leitura mais leve sobre cosmologia, sem perder a formalidade acadêmica de sua escrita.

   O tom descontraído de Mack e a sua habilidade como uma ótima comunicadora é o que torna a sua escrita instigante, prendendo o leitor às suas linhas e capítulos, imergindo no estudo acerca dos cenários apocalípticos do possível fim do Universo e todas as teorias e conceitos que os conectam. 

   Sem prometer respostas definitivas, afinal, a ciência está em constante evolução e ainda debate sobre qual dos cenários realmente irá se concretizar, o livro O Fim de Todas as Coisas: Segundo a Astrofísica cumpre com seu papel de despertar o interesse do leitor diante de tantas possibilidades cósmicas, com uma leitura rica e descomplicada para aqueles que querem entender como a astrofísica imagina o cenário final do universo.

Autora: Eloise Granville

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *