História da Física: Da filosofia ao enigma da matéria escura

Autora: Anne Rooney;

Editora: M. Books;

Ano de publicação: 2013;

Gênero: divulgação científica.

O objetivo deste livro é homenagear e agradecer ao pai Anne, Ron Rooney, por lhe mostrar as maravilhas da ciência. A obra é composta por 8 capítulos, onde cada sessão é bem organizada, contextualizada por sequências históricas. Os conteúdos abordados pela obra vão desde questionamentos acerca do que é matéria e do que ela é constituída até os mistérios sobre a energia escura.

O capítulo 1, “A mente se sobrepõe à matéria” traz a história de Anaxágoras. Para ele, a matéria não poderia começar a existir do nada e nem parar de existir. Dessa forma, é difícil imaginar, quando se olha para um objeto sólido, que ele é composto de muitas partículas minúsculas. A ideia de que as partes constituintes da matéria deveriam ser extremamente pequenas, caso contrários às transformações que vemos diariamente, como por exemplo, uma árvore queimando, que durante o processo produz cinza, vapor d`água e fumaça, não seriam possíveis segundo Anaxágoras. Diante disso, após um longo intervalo de tempo, os primeiros modelos sobre a teoria atômica foram surgindo por volta de 2.500 anos atrás, e durante esse intervalo de tempo, o conceito foi desacreditado e até mesmo ridicularizado pela maioria dos cientistas.

O capítulo 2, “Fazendo a luz trabalhar – Óptica” fala sobre a importância da luz e como os seres humanos associam com frequência esse conceito com crenças religiosas e superstições.

As ideias sobre a natureza da luz foram registradas pela primeira vez na Índia, nos séculos V e VI. Na Grécia, os filósofos não conseguiam separar o conceito de luz da visão. Cerca de 300 anos mais tarde outro matemático grego inovador, Heron de Alexandria, mostrou que a luz sempre segue a trajetória mais curta possível, contando que esteja viajando pelo mesmo meio.  Somente a 100 anos atrás os cientistas começaram a reconhecer que a luz visível era apenas uma parte de todo um espectro de radiação eletromagnética.

O capítulo 3, “Massa em movimento – MECÂNICA” inicia-se comentando que as pessoas usavam as forças físicas na prática muito antes de terem qualquer entendimento sobre elas, ou mesmo de começarem a pensar nas leis que as governam. Anne Rooney, exemplifica essa questão por meio dos construtores de pirâmides egípcias que não tinham, pelo que sabemos, qualquer entendimento das forças envolvidas para mover blocos de pedras para a construção das pirâmides. Neste capítulo, a autora fala detalhadamente sobre o verdadeiro nascimento da mecânica clássica, começando pelo experimento da bola de Galileu até a reformulação da mecânica newtoniana para a mecânica lagrangeana.

O capítulo 4, “ENERGIA campos e forças” aborda logo em seu início o conceito de conservação de energia, afinal, da mesma forma que a matéria é conservada, não sendo criada nem destruída, a energia também é conservada. Na mesma sessão, é mencionado os motores a vapor durante a Revolução Industrial, contando a história da Termodinâmica e por fim falando sobre o eletromagnetismo e as formas de radiação.

O capítulo 5, “Dentro do ÁTOMO” introduz a história dos modelos atômicos. Em seguida, fala sobre o trabalho de De Broglie, a dualidade onda-partícula da luz, o gato de Schrödinger, embaralhamento quântico e das partículas das estrelas. É uma história completa da mecânica quântica.

O capítulo 6, “Tentando alcançar as ESTRELAS” faz reflexões e questionamentos acerca de quando os seres humanos olharam pela primeira vez para as estrelas. Algumas dessas histórias se tornaram a base de crenças, tentando explicar o inexplicável, a origem do mundo, a razão para as estações, o movimento das estrelas e planetas no céu.

O capítulo 7, “ESPAÇO-TEMPO continuando” afirma que desde o século XX, nossa relação com o tempo e o espaço começou a mudar. Depois de Einstein, espaço e tempo são um só, eles tornaram-se unidos por um continuum. Nesses capítulos, é contada uma breve história do tempo, bem como, de buracos negros, a teoria geral da relatividade, “Teoria do Big Bang” e a teoria dos multiversos.

Por fim, o capítulo 8, “FÍSICA para o futuro” aborda tudo o que ainda está por vir, e há muito a ser descoberto na Física. Segundo a autora, não conseguimos conciliar a gravidade e a mecânica quântica, existem partículas que não conseguimos detectar, não podemos explicar bem o que é energia escura e não sabemos qual será o destino de nosso universo.

Autora da Resenha: Cassandra Trentin.