Sir Roger Penrose: Físico, Matemático e Filósofo (1931)

Sir Roger Penrose: Físico, Matemático e Filósofo (1931)


   Sir Roger Penrose nasceu no dia 8 de agosto de 1931, em Colchester, Essex, Inglaterra. Ele é o irmão do meio dos 3 filhos do casal Lionel Sharples Penrose, um médico geneticista, e Margaret Leathes, uma médica [1]. Seus pais tiveram grande influência em sua educação e interesses: ambos tinham muito entusiasmo por matemática, e procuravam passar isso aos filhos por meio de jogos e atividades que estimulassem o interesse dos meninos [2].

   Em 1939, quando houve o estopim da Segunda Guerra Mundial, a família de Roger se mudou para a cidade de London, em Ontário, no Canadá. Lá seu pai trabalhou no hospital de Ontário até o fim da Guerra em 1945, que foi quando a família Penrose retornou à Inglaterra, e Roger ingressou na University College School of London. Nesta, seu interesse por matemática cresceu ainda mais, mesmo com seus pais querendo que ele seguisse a carreira médica [1, 2]. Em seu último ano, o jovem cientista precisou escolher entre Matemática e Biologia em sua grade, e a Matemática foi escolhida: o sonho de seus pais foi por água abaixo em um único ato. Nas palavras de Roger:

“…Eu lembro de uma ocasião quando nós tínhamos que decidir quais disciplinas fazer nos últimos dois anos. Eu disse “Eu gostaria de fazer biologia, química e matemática” e ele [o diretor] disse “Não, isso é impossível – você não pode fazer biologia e matemática ao mesmo tempo […]”. Eu disse “Matemática, física e química”. Meus pais estavam bem incomodados quando eu cheguei em casa; minha carreira médica desapareceu em um ato” – [1].

   Roger Penrose então graduou-se na University College of London, recebendo Bacharelado em Ciências com Honra de Primeira Classe em Matemática. Após sua graduação, decidiu começar seu PhD em Cambrigde, na área de Matemática Pura. Durante seus primeiros anos em Cambridge, Penrose participou de cursos sobre Relatividade Geral e Mecânica Quântica (este ministrado por Paul Dirac), que aumentaram o interesse de Roger pela Física. Ele descreveu os conteúdos como “fascinante” e “lindo numa maneira totalmente diferente” [1]. Uma das maiores influências de Roger para entrar na área da Física foi o físico Dennis Sciama, orientador de Stephen Hawking e amigo de seu irmão mais velho.

   Durante os anos de 1956 e 1957, Roger Penrose atuou como Assistant Lecturer em Matemática Pura na Faculdade Bedford. Em 1957, recebeu seu PhD, para então se tornar pesquisador associado à St John’s College, em Cambridge, permanecendo nesse cargo por três anos [1, 3]. Entre 1959 e 1961 também foi pesquisador associado nas Princeton University e Syracuse University. Entre 1961 e 1963, foi pesquisador associado em King’s College, Londres, retornando aos EUA como Professor Associado Visitante na Universidade de Texas, em Austin [1].

   Em 1964 foi apontado como Reader na Birkbeck College, em Londres, e dois anos depois foi promovido a Professor de Matemática Aplicada. Em 1973, recebeu o título de Rouse Ball Professor na Universidade de Oxford e continuou até tornar-se emérito em 1998. Nesse mesmo ano, tornou-se Professor de Geometria na Gresham College, em Londres [1].

   Seu tempo em Cambridge rendeu alguns artigos nos assuntos Semigrupos e Anéis de Matrizes. Em 1955, ele publicou uma generalização de inversão de matrizes no periódico Proceedings of the Cambridge Philosophical Society [1]. Um dos trabalhos dos quais Roger mais tem orgulho de ter feito é sua teoria sobre Torção (Twistor theory), como disse numa entrevista [2]. Ela foi uma tentativa de unificar Relatividade Geral e Mecânica Quântica, e uma maneira diferente de ver o espaço-tempo. Essa teoria não teve muito a atenção da comunidade científica da época em que foi publicada, mas recentemente recebeu mais atenção de quem trabalha com teoria de cordas: as duas teorias combinadas tornam possível cálculos em processos de espalhamento [1, 2].

   Roger Penrose começou suas publicações em Cosmologia no início de 1959. Seu famoso teorema sobre a formação de buracos negros serem uma previsão robusta da Teoria da Relatividade Geral foi publicada em 1965. Ele fez grandes contribuições para para a Teoria da Relatividade Geral e para a Teoria do Big Bang [1].

   Todo seu trabalho científico em Física e Matemática foi reconhecido pelos diversos graus honorários que recebeu de várias universidades e pelos inúmeros prêmios que ele recebeu durante sua vida, alguns deles sendo: a medalha Copley da Royal Society; a Medalha Dirac do Instituto de Física Britânico; a Medalha Edington da Royal Astronomical Society; o prêmio Albert Einstein e a medalha da Sociedade Albert Einstein; recebeu os títulos de membro da Royal Society of London e Associado Estrangeiro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos [1, 4].

   Claro que não poderia-se deixar de mencionar que Roger Penrose foi o laureado do Prêmio Nobel de Física em 2020, “pela descoberta de que a formação de buracos negros é uma previsão robusta da teoria da relatividade geral.”, dividindo o prêmio com os cientistas Reinhard Genzel e Andrea Ghez [5]. Roger também recebeu o título de Cavaleiro Real da Inglaterra em 1994, pelos seus serviços à Ciência [3, 4].

   Roger Penrose também produziu obras a respeito da relação entre a Física e a consciência de humanos e outros animais, a mais famosa sendo A Nova Mente do Imperador, entre outras obras no tema e também obras sobre física e matemática para o público geral, como Cycles of Time [1, 3].

   Atualmente, Sir Roger Penrose é emérito da Wadham College, Oxford, e emérito Rouse Ball Professor da Universidade de Oxford [5, 7].

Autor: Bruno Henrique Lisenko Ribeiro

Referências:

[1] O’CONNOR, J. J.; ROBERTSON, E. F.. Roger Penrose. Mathhistory. Disponível em: <https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Penrose/>. Acessado em: 05/07/2021.

[2] OGILVIE, Megan. Just Visiting: Sir Roger Penrose. Toronto Star. Disponível em: <https://www.thestar.com/news/gta/2009/03/23/just_visiting_sir_roger_penrose.html>. Acessado em: 05/07/2021.

[3] Editors of Encyclopaedia Britannica. Sir Roger Penrose. Britannica. Disponível em: <https://www.britannica.com/biography/Roger-Penrose>. Acessado em: 05/07/2021.

[4] Roger Penrose. The Royal Society. Disponível em: <https://royalsociety.org/people/roger-penrose-12076/>. Acessado em: 05/07/2021.

[5] Roger Penrose: facts. The Nobel Prize. Disponível em: <https://www.nobelprize.org/prizes/physics/2020/penrose/facts/>. Acessado em: 05/07/2021.

[6] Sir Roger Penrose. Wadham College, University of Oxford. Disponível em: <https://www.wadham.ox.ac.uk/people/emeritus-fellows/p/sir-roger-penrose>. Acessado em: 05/07/2021.

[7] Oxford Mathematician Roger Penrose jointly wins the Nobel Prize in Physics. Disponível em: <https://www.ox.ac.uk/news/2020-10-06-oxford-mathematician-roger-penrose-jointly-wins-nobel-prize-physics>. Acessado em: 05/07/2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *