John Von Neumann (1903 – 1957)

John Von Neumann (1903 – 1957)


   John Von Neumann nasceu no dia 28 de dezembro de 1903, em Budapeste, no Império Austro-húngaro, com descendência judaica [1]. Desde muito cedo mostrou grande talento com os números: aos 6 anos de idade conseguia fazer contas de divisões de cabeça; aos 8 anos era capaz de memorizar todos números de telefones de uma página da lista telefônica [2]. 

   Em 1926, Von Neumann conseguiu o doutorado em Matemática pela Universidade de Budapeste [2]. Nesse mesmo ano licenciou-se em Química e Física Experimental [3]. Em 1930 foi contratado pela Universidade de Princeton (onde trabalhou até o fim de sua vida) e em 1933 foi nomeado, juntamente com Albert Einstein, um dos primeiros integrantes do Institute for Advanced Study [2, 3].

   Durante e depois do período da Segunda Guerra Mundial, Von Neumann desempenhou o papel de consultor de diversas operações militares, dentre elas destacam-se: o Departamento de Material Bélico da Marinha; o Laboratório de Los Alamos; e a participação no Projeto Manhattan [2, 4]. 

   Von Neumann atuou em diversas áreas da matemática, contribuindo tanto para a Matemática Pura como para Matemática Aplicada, como: na Teoria dos Jogos, em que desenvolveu o Teorema Minimax, que visa minimizar a perda máxima; álgebra dos operadores; entre outras [4]. Uma de suas principais contribuições para o mundo moderno foi o projeto lógico de computador, modelo utilizado até atualmente, que consiste em armazenar os comandos e instruções na memória do próprio computador [1].

   Ele faleceu em Washington, no ano de 1957, vítima de câncer, adquirido pela sua exposição aos testes nucleares [3]. Em vida recebeu vários prêmios, contando 2 prêmios presidenciais (Medalha de Mérito e Medalha da Liberdade), o Prêmio Comemorativo Albert Einstein e o Prêmio Enrico Fermi [4].

Escrito por: Leonardo Raphael Otto de Rocco

Referências: 

[1] Só matemática. John Von Neumann. Disponível em: https://www.somatematica.com.br/biograf/vonneumann.php. Acesso em: 19 de maio de 2020.

[2] MYHRVOLD, N. Conheça o Verdadeiro Dr. Fantástico: John Von Neumann. Disponível em: https://jornaldoempreendedor.com.br/destaques/conheca-o-verdadeiro-dr-fantastico-john-von-neumann/. Acesso em: 19 de maio de 2020.

[3] ROBALO, M. John Von Neumann. Disponível em: http://e-escola.tecnico.ulisboa.pt/personalidade/von-neumann-john. Acesso em: 19 de maio de 2020.

[4] SIMON, I. O Cientista e a Figura Humana. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141996000100017. Acesso em: 20 de maio de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *