Resenha: As 17 equações que mudaram o mundo

Resenha: As 17 equações que mudaram o mundo


Autor: Ian Stewart.

Ano de publicação: 2012.

Gênero: Divulgação Científica.

   Por que coisas importantes, presentes no nosso cotidiano são definidas, ou até mesmo explicadas, por meio de equações? É justamente a resposta a essa pergunta que você terá ao ler As 17 equações que mudaram o mundo. Por meio dessa leitura, podemos compreender o surgimento e aplicação de ferramentas matemáticas, físicas e até mesmo biológicas, sendo apresentadas em uma ordem que, com um pouco mais de atenção e compreensão, mesmo quem não possui conhecimento prévio sobre alguns assuntos poderá entender.

   Para explicar cada equação seria necessário um texto mais extenso, mas vou me ater apenas a citar quais equações são tratadas neste livro, são elas: 1) O Teorema de Pitágoras; 2) Logaritmos; 3) Cálculo Diferencial; 4) A Lei da Gravitação de Newton; 5) A raiz quadrada de menos um; 6) A fórmula de Euler para poliedros; 7) Distribuição normal (Padrões de probabilidade); 8) Equação de onda; 9) A Transformada de Fourier; 10) Equação de Navier-Stokes; 11) As equações de Maxwell; 12) a Segunda Lei da Termodinâmica; 13) Relatividade; 14) Equação de Schröedinger; 15) a Teoria da Informação; 16) Teoria do Caos e  17) a Equação de Black-Scholes.  

   Ao início de cada capítulo, uma nova equação é apresentada com a sua definição, importância e quais são as aplicabilidades da equação. Sobre cada equação são abordados seus conceitos históricos, relação com outros estudiosos e como cada equação foi desenvolvida para solução de problemas específicos, seja para facilitar ou explicá-los. 

   As 17 equações que mudaram o mundo é um livro interessante e cheio de curiosidades, indicado aos familiarizados com equações e àqueles que, ao olhar uma equação e se perguntam “mais onde eu vou usar isso na minha vida?”, meu amigo, você não sabe o quanto sua vida depende dessas equações.

Autor da resenha: Luciano Cardoso Dias. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *