Prêmio Nobel em Física – 1920
Charles Edouard Guillaume; Fonte: site Nobel Prize.
O prêmio nobel do ano de 1920 foi entregue a Charles Edouard Guillaume “em reconhecimento do serviço que prestou a medições de precisão em Física, por sua descoberta de anomalias em ligas de aço-níquel”.
A medição de grandezas físicas é de grande importância em todas as áreas da ciência, fazendo-se necessário, cada vez uma precisão maior. Uma das grandes barreiras para alcançar precisões entre medidas era a de uma definição correta no comprimento de alguns materiais, já que para muitos deles uma pequena mudança na temperatura modifica significativamente sua estrutura, alterando aspectos como volume e comprimento.
Em 1896, Charles Edouard conseguiu encontrar uma liga de níquel e aço que registrou quase nenhuma mudança física (comprimento e volume) como resultado das mudanças na temperatura ambiente. O invar de aço-níquel teve um efeito significativo na precisão de instrumentos científicos de medidas de comprimento e cronômetros mecânicos de precisão. A liga mais conhecida é o Invar-36, cujo coeficiente de dilatação é inferior a 1,5E-6 ºC entre 0°C e 100°C.
Texto por: Gabriel Grube dos Santos
Revisado por: Bruno Belin Dal Santos
Referências:
[1] “The Nobel Prize in Physics 1920”. Nobelprize.org. Nobel Media AB 2014. Acesso em: 26 de Março de 2018. Disponível: <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1920/>
[2] EDUCALINGO. Invar [on-line]. Acesso em: 26 de Março de 2018. Disponível: <https://educalingo.com/pt/dic-pt/invar>