Prêmio Nobel em Física – 1955

Prêmio Nobel em Física – 1955

Willis Eugene Lamb, Polykarp Kusch; Fonte: site Nobel Prize.


O Prêmio Nobel de Física de 1955 foi dividido igualmente entre Willis Eugene Lamb “por suas descobertas sobre a estrutura fina do espectro de hidrogênio” e Polykarp Kusch “por sua precisão na determinação do momento magnético do elétron”.

Kusch e Lamb participaram durante a guerra no extenso trabalho sobre a técnica de radar que estava sendo realizada. Devido ao grande progresso neste campo, o método de ressonância poderia ser muito melhorado. Foi usado por Kusch e, em uma forma essencialmente modificada, por Lamb, quando em 1947 eles fizeram suas grandes descobertas como líderes de dois grupos de pesquisa separados. Não somente as descobertas foram feitas independentemente umas das outras no mesmo laboratório e no mesmo ano, mas também foi logo descoberto que a explicação de ambos os fenômenos é a mesma, ou seja, a interação dos elétrons e a radiação eletromagnética.

Willis Eugene Lamb, nasceu dia 12 de julho de 1913, Los Angeles, CA (Califórnia), EUA e faleceu dia 15 de maio de 2008, Tucson, AZ (Arizona), EUA. Laureado com o Nobel de Física de 1955, por descobertas relativas à estrutura fina do espectro de hidrogênio. Polykarp Kusch, nasceu dia 26 de janeiro de 1911, Blankenburg, Alemanha e faleceu dia 20 de março de 1993, Dallas, TX (Texas), EUA. A Motivação de prêmio foi devido pela determinação precisa dele do momento magnético do elétron.

Autor do texto: Lhonidas de Senna Junior.

Referências:

[1] O Prêmio Nobel de Física de 1955. NobelPrize.org. Nobel Media AB 2018. Sáb. 24 de novembro de 2018. <https://www.nobelprize.org/prizes/physics/1955/summary/>.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *