Pieter Zeeman (1865 – 1943)

Pieter Zeeman nasceu na Holanda no dia 25 de maio de 1865. Em 1883, quando ainda estava na escola, Zeeman já demonstrava grande gosto pela área das ciências naturais, sendo que apresentou uma descrição adequada e desenho de uma aurora boreal, que foi publicado na Nature.

Após terminar a educação básica Zeeman foi para Delft receber conhecimentos para entrada na Universidade. O ambiente na nova cidade era ótimo, fazendo seu desenvolvimento cientifico aflorar, uma vez que morava na casa na casa de pessoas influentes, entrando em contato até com Kamerlingh Onnes (Prêmio Nobel de Física para 1913). A ampla leitura de Zeeman, que incluiu um domínio adequado de obras como as de Maxwell’s, e sua paixão por realizar experimentos surpreenderam Kamerlingh Onnes.

Em 1885, Pieter Zeeman ingressou na Universidade, tornando-se aluno de Kamerlingh Onner e também de Lorentz. Em 1890, assumiu o cargo de assistente de Lorentz, o que lhe permitiu participar de estudos do efeito Kerr esse cargo mais tarde até resultou em um Prêmio Nobel compartilhado com Lorentz.

Se formou em 1893 em medicina, e em 1894 tornou-se professor em Leyden. Em 1896 anunciou a descoberta da divisão magnética de linhas espectrais, junto do fato de Van der Waals alcançar idade avançada, Zeeman foi escolhido para ser seu sucessor no cargo de Diretor de Laboratório de Física na Universidade de Amsterdã, tendo então um laboratório à sua disposição, hoje em dia o laboratório é conhecido como Laboratório de Zeeman.

Texto por: Gabriele Chomen.

Referências:

Pieter Zeeman – Biographical”. Nobelprize.org. Nobel Media AB 2014. Web. 25 Ago 2017. < https://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1902/zeeman-bio.html> Acesso em 25 de agosto de 2017.