Resenha de: “Tóquio Cidade Ocupada”

Resenha de: “Tóquio Cidade Ocupada”

Autor: David Peace.

Ano de publicação: 2012.

Gênero: Romance.

Resenha:

   Tóquio Cidade Ocupada mostra o Japão pós-guerra, um país abalado, sensível e desconfiado. Inspirado em um caso real de envenenamento, o autor, David Peace, retrata o cenário de destruição e horror no qual a capital japonesa estava em 1948.

   Em 26 de janeiro de 1948, um homem que se identifica como oficial de saúde pública chega em uma agência bancária em Tóquio. Explica que um surto de disenteria havia se espalhado pelo bairro e que ele fora designado pelas autoridades da Ocupação para tratar de todos que pudessem ter sido expostos à doença. Logo depois de tomarem o remédio, doze trabalhadores morrem, quatro ficam inconscientes e o “oficial” desaparece.

   A história é contada por doze personagens, mostrando diferentes perspectivas. Na voz deles se apresentam os depoimentos de um dos detetives do caso, cartas de um invasor norte-americano e o testemunho de um sobrevivente traumatizado. O grupo de narradores inclui um jornalista, um ex-gângster, um detetive misterioso, um soldado soviético e um pintor prestigiado. Cada voz retrata a cidade um povo que faz o possível para sobreviver, em um local devastado pela guerra.

   Tóquio Cidade Ocupada foi publicado em 2012 e faz parte de uma trilogia que retrata sob diferentes ângulos a realidade da cidade naquela época. O autor David Peace recebeu o prêmio Granta em 2007, conferido pela revista literária inglesa GQ a “um dos melhores jovens romancistas britânicos”.

Resenha por: Bárbara de Almeida S.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *