Prêmio Nobel em Física – 1979
Sheldon Lee Glashow, Abdus Salam, Steven Weinberg; Fonte: site Nobel Prize.
O prêmio Nobel de física de 1979 foi dividido entre os cientistas Sheldon Lee Glashow, Abdus Salam e Steven Weinberg “por suas contribuições para a teoria da interação unificada fraca e eletromagnética entre partículas elementares, incluindo, entre outras coisas, a previsão da corrente de nêutrons fraca”.
Em 1963 Glashow propôs que a interação eletromagnética e a interação fraca, forças fundamentais na natureza poderiam originar uma teoria parcialmente unificada, e em 1967 Salam e Weinberg revisaram essa teoria acrescentando o conceito de quebra de simetria pelo mecanismo de Higgs. Esta teoria foi governada por quatro partículas: o fóton, uma partícula Z neutra e duas partículas Z carregadas pela interação débil.
A interação eletromagnética e a interação fraca foram então em 1968, formalmente transformadas em uma só, a eletrofraca que recebeu apoio com a descoberta dos bósons W e Z pela equipe de Carlo Rubbia em 1983.
Autora do texto: Taynara dos Santos.
Revisão: Mariana Gabriela Fabiani.
Referências:
NOBELPRIZE.ORG. The Nobel Prize in Physics 1979. Disponível em: <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1979/>. Acesso em: 26 de julho de 2016.
Teoria de Campo Unificado. Disponível em: <http://radeir.blogspot.com.br/2011/01/teoriade-campo-unificado.html>. Acesso em: 26 de julho de 2016.