Prêmio Nobel em Física – 1975

Prêmio Nobel em Física – 1975

Aage Niels Bohr, Ben Roy Mottelson, Leo James Rainwater; Fonte: site Nobel Prize.


O Prêmio Nobel em Física de 1975 foi dividido igualmente entre três pesquisadores de renome, dentre eles temos, Aage Niels Bohr, filho do dinamarquês Niels H. Bohr, Ben Roy Mottelson e Leo James Rainwater. Ambos os três foram laureados pela descoberta da conexão entre o movimento coletivo e o movimento da partícula no núcleo atômico e desenvolveram a teoria da estrutura do núcleo atômico baseado nessa conexão.

De acordo com a física moderna, um núcleo atômico consiste de núcleons (prótons e nêutrons). Em modelos anteriores, o núcleo foi descrito como sendo esférico, mas isto provou ser impreciso. Em 1950, James Rainwater postulou que o núcleo atômico pode ser distorcido. Os núcleons na porção externa do núcleo atômico movem-se em caminhos e interagem com os núcleons no interior, fazendo com que o núcleo esférico fosse falseado. Independentemente de Rainwater, Aage Bohr chegou à mesma teoria, corroborado através de experiência, juntamente com Ben Mottelson em 1952 e 1953.

Aage Niels Bohr nasceu na Dinamarca no dia 19 de junho de 1922 e morreu no dia 08 de setembro de 2009, na Dinamarca. Ben Roy Mottelson nasceu no dia 9 de julho de 1926 nos EUA e atualmente está com 92 anos de idade. Leo James Rainwater nasceu no dia 9 de dezembro de 1917 também nos EUA e morreu em 31 de março de 1986.

Autor do texto: Maycol Szpunar.

Revisão: Mariana Gabriela Fabiani.

Referências:

NOBELPRIZE.ORG. The Nobel Prize in Physics 1975. Disponível em: <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1975/>. Acesso em: 30 de agosto de 2016.

NOBELPRIZE.ORG. Ben R. Mottelson – Facts. Disponível em: <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1975/mottelson-facts.html>. Acesso em: 30 de agosto de 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *