Prêmio Nobel em Física – 2012

Prêmio Nobel em Física – 2012

Serge Haroche, David Wineland; Fonte: site Nobel Prize.


   O Prêmio Nobel em Física do ano de 2012 foi dividido igualmente entre os cientistas Serge Haroche e David Wineland “por métodos experimentais inovadores que permitem a medição e a manipulação de sistemas quânticos individuais”.

   “Para partículas individuais de luz ou matéria, as leis da física clássica deixam de se aplicar e assume a física quântica. Mas as partículas individuais não são facilmente isoladas do seu meio e elas perdem suas misteriosas propriedades quânticas, assim que interagem com o mundo exterior. Assim, muitos fenômenos aparentemente bizarros previstos pela física quântica não podiam ser diretamente observados”, explicou a academia.

   Os cientistas juntamente com seus grupos de pesquisa conseguiram medir e controlar estados quânticos muito frágeis, antes inacessíveis para observação direta. Esses novos métodos lhes permitem analisar, controlar e contar as partículas. Os dois cientistas trabalharam separadamente, mas seus métodos têm muitas coisas em comum. David prendeu átomos eletricamente carregados em “armadilhas”, controlando-os e medindo-os com a luz (fótons). Já Serge fez o caminho inverso: ele controla e mede fótons aprisionados através do envio de átomos por uma “armadilha”. Ambos trabalham no campo da óptica quântica e estudam a interação fundamental entre a luz e a matéria. Para a academia, tais métodos permitiram os primeiros passos para a construção de um novo tipo de computador super-rápido, com base na física quântica. A pesquisa também levou à construção de relógios extremamente precisos que poderiam se tornar a base para um novo padrão de tempo, com precisão de cem vezes maior do que os relógios atuais de césio.

Autora do Texto: Layara.

Revisado por: Sanderson Carlos Ribeiro.

Referências:

NOBELPRIZE.ORG. The Nobel Prize in Physics – 2012. Disponível em: < https://www.nobelprize.org/prizes/physics/2012/summary/ >Acesso em: 22 de novembro de 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *