Roteiro Experimental

Resumo:

Os metais possuem diversas propriedades interessantes que podem ser estudadas, como a condutividade térmica, que é classificada como capacidade de equilibrar e transferir calor em torno do mesmo material, isto é, o quanto um material é bom em passar o calor de um ponto à outro. A abordagem deste tópico é de extrema importância, pois auxilia a compreender à busca e sintetização de novos materiais que cumpram com propriedades específicas de cada necessidade.

 

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Plano de Aula

Resumo:

Nesse trabalho é proposto o uso de um experimento anteriormente elaborado para exemplificar a condutividade térmica em diferentes meios materiais. O professor fará uma apresentação do o experimento para a classe após uma introdução no estudo da termodinâmica e calorimetria, assim que terminar a apresentação do experimento, será passada uma lista de exercícios que deve ser respondida em classe pelos alunos. Esse trabalho é previsto para o segundo semestre do segundo ano do ensino médio, mas pode ser feito antes, durante o término do primeiro semestre do segundo ano. O método avaliativo será os exercícios propostos, juntamente, uma análise de participação dos alunos durante o decorrer da aula.

Autora: Mariana Carachinski.

 

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Roteiro Experimental

Resumo:

Em relação a hidrostática, o princípio de Arquimedes é de extrema importância. Esse experimento demonstra vários fenômenos físicos por trás dos fluidos, exemplificando o princípio de funcionamento de um submarino.

 

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Plano de Aula

Resumo:

O presente plano de aula trata da utilização de um experimento de baixo custo, conhecido como ludião, para o ensino da fluidostática. O experimento se refere à execução de uma prática proposta pelo GPET-Física em um roteiro experimental para o ensino de física. Com isso, almeja-se instigar os alunos acerca dos conceitos fenomenológicos envolvidos, assim proporcionando-lhes uma aprendizagem verdadeira.

Autora: Patricia Camargo de Oliveiro.

 

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Roteiro Experimental

Resumo:

O princípio de pascal esta dentre uma das principais leis da física quando falamos de hidrostática. Este experimento traz uma de suas importantes aplicações e, mostra vários fenômenos físicos envolvidos por traz dos fluídos e que explicam bem tal princípio e, como funcionam, no geral, instrumentos hidráulicos.

 

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Plano de Aula

Resumo:

O trabalho a ser realizado diz respeito ao uso de uma atividade experimental previamente elaborada pelo GPET-Física como metodologia de ensino. O experimento denominado “Princípio de Pascal – A prensa hidráulica” visa a demonstração de fenômenos presentes em fluidos. É aconselhável, para um melhor aproveitamento deste experimento, que os alunos possuam conhecimento prévio sobre hidrostática, para que apenas sejam aprofundados. Entre eles estão: Teorema de Stevin, Princípio de Pascal e definições de conceitos como fluido e densidade. Com este experimento pode-se estimular a curiosidade e gerar debates quanto ao funcionamento de máquinas hidráulicas, que estão presentes em nosso dia-a-dia.

Autora: Matheus Meoquior da Fonseca.

 

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Roteiro Experimental

Resumo:

O termoscópio foi inventado por Galileu Galilei durante o renascimento científico em 1592. É um instrumento que permite observar o fenômeno provocado pela variação da temperatura por meio do deslocamento de uma substância. Se utiliza do termoscópio para acompanhar a medida de temperatura por meio das variações da altura da coluna de um determinado fluído, mesmo sem possuir uma escala termométrica específica. Seu funcionamento é relativamente simples envolvendo alguns conceitos termodinâmicos que são essenciais para o ensino de Física e desta forma, a experimentação de baixo custo deste trabalho é de grande valor para o conhecimento científico.

 

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Plano de Aula

Resumo:

O trabalho a ser realizado propõe o uso de uma atividade experimental previamente elaborada pelo Grupo PET-Física como metodologia de ensino. O experimento denominado “Termoscópio” visa a demonstração de fenômenos térmicos, como a dilatação térmica de materiais quando aquecidos. Para um melhor aproveitamento do experimento, é importante que os alunos possuam conhecimento prévio sobre conceitos físicos como dilatação térmica e escalas termométricas. Com esta aula é possível fazer um resgate histórico sobre a importância deste experimento e de seu criador (Galileu Galilei), além de estimular a curiosidade e gerar debates quanto ao funcionamento dos termômetros.

Autores: Felipe Leria Stefenon, Cristhian Gean Batista Guimarães.

 

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