O Fantasma da Ópera

O Fantasma da Ópera

   

Autor: Gaston Leroux

Ano de publicação: 1908 (Pierre Lafitte and Cie)

Gênero: Romance, Terror, Ficção gótica.

   “O Fantasma da Ópera”, uma das obras mais notáveis do século XX, combina elementos de terror e romance para contar a história de um triângulo amoroso. Os protagonistas incluem a talentosa cantora lírica Christine Daaé, o apaixonado visconde Raoul de Chagny e o enigmático gênio da música que assombra os subterrâneos do teatro. A narrativa, sob a perspectiva de um historiador/jornalista, adota uma abordagem histórica ao conduzir o leitor pelos labirintos da Ópera, revelando gradualmente eventos de forma não-linear, semelhante as peças de um quebra-cabeça.

O enigmático Fantasma, que se apresenta a Christine como um “Anjo da Música”, exerce uma grande influência sobre ela, declarando-a como sua preferida. Enquanto isso, Raoul, um amigo de infância apaixonado por Christine, que tenta a conquistar, é confrontado por uma incerteza sobre os seus verdadeiros sentimentos, devido a influência do Fantasma sobre a moça. Embora a dinâmica do triângulo amoroso possa parecer frustrante aos olhos contemporâneos, é importante relembrar que a obra foi escrita no início do Século XX.

   A verdadeira essência da obra reside na tentativa de compreender a complexidade do Fantasma: seus motivos, sua crueldade e sua habilidade de mover-se pela Ópera sem ser detectado, desafiando a noção de sua própria existência. Além dos protagonistas, outros personagens, como os diretores da Ópera, desempenham papéis importantes na trama, enfrentando as ameaças do Fantasma enquanto tentam administrar o teatro.

   A história também inclui críticas sutis à sociedade parisiense da época, enquanto incorpora referências musicais e teatrais que enriquecem a ambientação e oferecem um vislumbre da vida da alta sociedade. A importância da música e do teatro na vida dos personagens reflete os valores e princípios sociais da época, que podem parecer distantes da realidade contemporânea.

   É importante mencionar que o Fantasma é retratado como alguém com uma deformidade física que o isolou da sociedade desde o nascimento, alimentando sua solidão e amargura. Apesar de suas ações psicopáticas, sua história revela uma tragédia subjacente comum aos romances góticos.

Assim, “O Fantasma da Ópera” não apenas cativa com sua trama envolvente, mas também oferece uma reflexão sobre temas universais como amor, obsessão, solidão e redenção, inseridos em um contexto histórico, mas que perduram até os tempos atuais.

Autora da resenha: Eloise Granville.

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