Vida na Terra e a Panspermia

Vida na Terra e a Panspermia

   

   A origem da vida certamente é uma questão que intriga a humanidade desde o início dos tempos. Várias culturas explicam como a vida e o Universo surgiram por mitos e crenças, como o criacionismo cristão. Outras hipóteses incluem a abiogênese, a biogênese, a panspermia e a teoria de Oparin e Haldane, a mais aceita no meio acadêmico [1].

   A abiogênese diz respeito à ideia de que a vida surge a partir da matéria inanimada. Essa era a teoria da geração espontânea; um argumento para ela era o surgimento de ratos a partir de roupas sujas. Essa ideia foi sendo abandonada ao longo da história, e foi refutada por Louis Pasteur por volta de 1860. Por meio de experimentos, Pasteur determinou que, na verdade, um ser vivo só poderia provir de outro ser vivo preexistente, formando assim a teoria da biogênese. Mas ainda restava o problema de como surgiu o primeiro ser vivo [1,2].

   Falemos agora da teoria de Oparin e Haldane. Nessa teoria a atmosfera da Terra primitiva era constituída por amônia, hidrogênio, metano e vapor de água que eram expelidos devido à atividade vulcânica. A ação das radiações ultravioleta do Sol e de descargas elétricas causaram reações nos elementos presentes na atmosfera, dando origem aos primeiros compostos orgânicos, denominados aminoácidos [1].

   O vapor de água deu origem ao ciclo das chuvas, as quais carregaram esses compostos pela crosta terrestre ainda muito quente. Os compostos sofreram reações e formaram macromoléculas, como as proteínas. Com o resfriamento da Terra e a formação de oceanos primitivos, as macromoléculas uniram-se e originaram estruturas maiores, como os coacervados. Estes então evoluíram e deram origem aos primeiros seres vivos capazes de reproduzir [1,3].

    Em 1953, Stanley Miller e Harold Urey realizaram um experimento que simulava a atmosfera primitiva da Terra. Eles conseguiram produzir artificialmente várias moléculas de aminoácidos, sendo peça chave para sustentar a teoria. Essa é a ideia mais aceita atualmente para explicar a origem da vida na Terra [1].

   Entretanto, a teoria da panspermia chama a atenção por suas idealizações que nos levam a fazer indagações sobre a vida. Essa é uma teoria que sugere que a vida, ou os componentes necessários para a sua formação, pode existir em todo o universo e ser distribuída entre corpos celestes, como planetas, por meio de impactos de meteoritos, cometas ou outros corpos celestes. Desta forma, a vida na Terra poderia ter sido originada fora do planeta, sendo trazida até aqui por esses corpos celestes [4,5].

   Ideias que remontam à panspermia foram propostas por Anaxágoras no século V a.C., e a hipótese ganhou força em 1830 quando os químicos Vauquelin e Berzelius encontraram compostos orgânicos em amostras de meteorito (apesar de existirem algumas lacunas) [1,5]. Recentemente, em um meteorito chamado Allan Hills (AH) 84001, encontrado da Antártida em 1984, foram descobertas estruturas que parecem ser “microfósseis” (representada na imagem deste blog) [6].

   O mais interessante sobre este meteorito é que ele se originou em Marte a alguns bilhões de anos atrás, quando o Planeta ainda tinha água líquida na sua superfície. Isso levantou discussões entre os pesquisadores. Não podemos usar isso para provar a panspermia, mas razões não biológicas não explicam completamente a presença destes microfósseis no AH 84001 [6].

   Pesquisas nessa área também remetem ao conceito de exospermia, que é o envio de organismos biológicos pelos humanos ao espaço. Isso já aconteceu de forma não intencional com a sonda soviética Mars 2 e as sondas americanas Viking 1 e 2 em Marte. O ato de enviar informações ao espaço também já foi realizado através dos discos de ouro nas sondas Voyager 1 e 2, os quais carregam dados do planeta Terra, fotos, sons e o código genético humano [4].

   A ideia da panspermia levanta a questão de que o transporte de informações biológicas pelo espaço talvez seja mais eficiente usando organismos vivos em meteoritos [6]. Um plano de semear vida no Universo poderia usar isso ao seu favor. Mas e se isso já não foi feito por alguma civilização? Bom, nesses casos de especulação devemos levar a Navalha de Occam em consideração. Provavelmente as respostas para essas indagações não chegaram muito cedo.

Autor: Cristhian Gean Batista Guimarães.

Referências:

Referência da imagem: https://en.wikipedia.org/wiki/Allan_Hills_84001#.

[1] SANTOS, H. S. Origem da vida. Biologia Net. Disponível em: https://www.biologianet.com/origem-universo-vida. Acesso em: 24 fev. 2024.

[2] Abiogênese x Biogênese. Biologia Net. Disponível em: https://www.biologianet.com/ origem-universo-vida/abiogenese-x-biogenese.htm. Acesso em: 24 fev. 2024.

[3] Teoria de Oparin e Haldane. Biologia Net. Disponível em: https://www.biologianet.com/ origem-universo-vida/teoria-oparin-haldane.htm. Acesso em: 24 fev. 2024.

[4] TEPFER, D. The origin of life, panspermia and a proposal to seed the Universe. Plant Science, vol. 175, n. 6, p. 756-760, 2008. DOI: https://doi.org/10.1016/j.plantsci.2008.08.007.

[5] LIMA, I. G. Novas Perspectivas Sobre a Hipótese da Panspermia. Centro Científico Conhecer, Goiânia, vol. 6, n. 11, 2010. Disponível em: https://ww w.conhecer.org.br/enciclop/2010c/novas%20perspectivas.pdf. Acesso em: 25 fev. 2024.

[6] SINAPSE #138 – E se a vida veio de fora da Terra? [Locução de]: Pedro Loos e Greg de Souza. [s. l.]: Spotify, 6 fev. 2024. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/ episode/4buFdiK6BupBSi4lhtEsKe?si=fHvQL4I_TO6BvdonKA9H9g. Acesso em: 24 fev. 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *