Louis Pasteur (1822-1895)

Louis Pasteur (1822-1895)

   Louis Pasteur foi um pesquisador francês que fez grandes descobertas nas áreas de química e medicina. Foi o criador da técnica de pasteurização utilizada para conservar alimentos.

   Nascido em 27 de dezembro de 1822 em Dôle, Na França, não foi um aluno de destaque até entrar para Escola Normal Superior e adquirir seu bacharelado em ciências no ano de 1843. Nessa época teve aulas com um grande químico francês e a partir daí começou a interessar-se pela química. Em 1847 apresentou sua tese de doutorado em física e química. Foi nessa época que fez seus estudos sobre cristalografia que lhe concedeu concessão da “Légion d`Honneur Francesa”. Interessou-se tanto pela química que se tornou professor em Estrasburgo e, algum tempo depois, em Paris.

   Mais tarde, a pedido de alguns cervejeiros e vinicultores da região, descobriu porque as cervejas e vinhos azedavam, através do uso de um microscópio constatou que era a levedura que causava esse processo. Para solucionar o problema desenvolveu uma técnica que mais tarde ficou conhecida como pasteurização. Com essa descoberta foi constatado que nos processos de fermentação e decomposição orgânica ocorre devido à ação de microrganismos.

   Em 1865 seus conhecimentos foram utilizados por um médico com a finalidade de eliminar os microrganismos presentes em feridas e incisões cirúrgicas. Mais tarde, Pasteur pediu para que todos os médicos utilizassem essa técnica nos instrumentos cirúrgicos.

   No seu trabalho “Teoria germinal das enfermidades infecciosas”, Pasteur defende que toda doença infecciosa tem origem de um microrganismo com capacidade de contagiar outras pessoas. Para ele, primeiramente deve-se identificar o microrganismo causador da doença e depois desenvolver um método para conte-lo.

   Depois de muitos estudos sobre os microrganismos patogênicos descobriu uma forma de combate-los, dessa forma desenvolveu vacinas, dentre elas a anti-rábica.

   Não se tem relatos sobre a morte de Pasteur, sabe-se que foi na cidade de Villeneuve, na França em 1895.

Texto por: Diego H. Witchemichen

 Referências:

Louis Pasteur. Disponível em: http://www.todabiologia.com/pesquisadores/louis_pasteur.htm. Acesso em: 07 de novembro de 2016.

Louis Pasteur. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/biografias/louis-pasteur.htm. Acesso em: 07 de novembro de 2016.

Fonte da imagem de destaque: Site Biólogo. Louis Pasteur. Disponível em: https://biologo.com.br/bio/louis-pasteur/. Acesso em: 10 de fevereiro de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *